Notícias
Secretaria de Estado da Saúde mobiliza servidores no combate à sífilis, na Maternidade Benedito Leite

Em um esforço estratégico para evitar o avanço da sífilis e, em especial, da sífilis congênita, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma roda de conversa com os profissionais da Maternidade Benedito Leite, nesta quinta-feira (16). A mobilização faz parte da programação da campanha Outubro Verde, mês dedicado ao combate à infecção, e que reconhece o papel da maternidade na garantia de um nascimento saudável, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, visando a eliminação da transmissão vertical da doença.
Durante o encontro, Lindalva Filgueiras, técnica da Coordenação de Atenção às IST’s/Aids e Hepatites Virais, destacou o empenho da adesão ao tratamento na rede pública no enfrentamento à doença. “O Estado dispõe de medicamentos para o tratamento completo da sífilis porque é um compromisso do governador Carlos Brandão intensificar este combate, garantindo que nossas unidades tenham os insumos e o conhecimento necessários para proteger as gestantes e os recém-nascidos”, afirmou Lindalva Filgueiras.
A sífilis congênita, transmitida da gestante para o bebê durante a gravidez ou o parto, pode causar graves sequelas, como aborto espontâneo, má-formação fetal, problemas neurológicos e até a morte do recém-nascido. Por ser uma infecção curável e que pode ser prevenida com o diagnóstico e tratamento corretos durante o pré-natal, a mobilização dos profissionais da maternidade é vital.
Com o tema “Tratar é se cuidar, prevenir e amar”, a roda de conversa contou com palestra, distribuição de materiais informativo e preservativos. A intenção é que os funcionários se tornem agentes multiplicadores de informação sobre a prevenção, sintomas e a importância do diagnóstico. “Estamos intensificando o trabalho que é feito o ano inteiro na maternidade, compartilhando informações com profissionais e pacientes no combate a sífilis e sífilis congênita”, justificou a enfermeira da epidemiologia da Maternidade Benedito Leite, Melissandra Cunha.
A equipe da maternidade reforça a rotina de testagem em todas as gestantes, solicitando o exame durante as consultas de pré-natal e parto. Técnica de enfermagem, Diomar Furtado Vieira, disse que este foi um momento importante para tirar dúvidas e melhor orientar as pacientes. “Precisamos sempre nos qualificar para prestarmos um bom serviço e ajudar a salvar vidas, evitando doenças que podem ser prevenidas”, completou a técnica de enfermagem.