Notícias
Secretaria de Estado da Saúde capacita profissionais de imunização

Profissionais da rede de imunização e conservação de imunobiológicos das Unidades Regionais de Saúde (URS) e dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara participaram, no período de 20 a 23 de outubro, da Oficina de Boas Práticas em Rede de Frio 2025. Realizado na Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA), o encontro teve como objetivo capacitar os profissionais sobre as normas vigentes do Ministério da Saúde (MS) relacionadas à conservação, distribuição e controle dos imunobiológicos.
A oficina foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte das ações do Governo do Maranhão para fortalecer a imunização no estado. De acordo com chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a iniciativa reforça o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com a saúde pública. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças, e os profissionais das redes de frio desempenham papel essencial para garantir a qualidade e segurança dos insumos distribuídos e precisam sempre estarem atualizados com as boas práticas da Rede de Frio”, justificou.
Entre os temas abordados durante a oficina estiveram: controle e gestão de estoques da Rede de Frio; uso do Sistema de Insumos Estratégicos (SIES); correção de inconsistências e boas práticas de registro; organização e manuseio de caixas térmicas; leitura de termômetros; preenchimento do Mapa de Controle de Temperatura e do formulário de registro de ocorrências; além da aplicação dos principais instrumentos técnicos que orientam a execução, o monitoramento e a segurança das atividades.
Para o técnico da Rede de Frio da URS de Balsas, Samuel Dourado Noleto, o evento foi fundamental para aprimorar o trabalho das equipes. “A capacitação contribuiu com novos conhecimentos que nos permitem otimizar nossos serviços e garantir à população o acesso a imunobiológicos cada vez mais seguros e eficazes”, destacou.
O responsável técnico de imunização do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de São Luís, Ramon Pinheiro, também ressaltou a importância da oficina para o atendimento às comunidades indígenas. “Este encontro nos ajuda e estreitar a parceria com estado e municípios, assegurando que os imunobiológicos cheguem em tempo hábil às aldeias, garantindo a proteção da saúde dos povos indígenas”, completou.