Notícias
Projeto Gota de Amor mobiliza doadores e reforça estoque do Hemomar

Com o compromisso de fortalecer a cultura da doação voluntária de sangue e salvar vidas, o Hospital Dr. Genésio Rêgo, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), realizou, nesta quarta-feira (16), o Dia D da 4ª edição do Projeto “Gota de Amor – Fazer o bem, sem olhar a quem”. As duas unidades fazem parte da rede estadual de saúde e são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
A mobilização aconteceu durante todo o dia na sede do Hemomar, no bairro Jordôa, e contou com grande participação de servidores, pacientes e instituições parceiras. A programação foi aberta às 9h, com uma apresentação especial da Banda do Exército Brasileiro, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em um gesto de acolhimento e incentivo à solidariedade.
Para a diretora-técnica do Hospital Genésio Rêgo, Thamyris Lucena, a mobilização interna entre colaboradores e pacientes é uma das maiores forças do projeto. “Nosso objetivo é envolver toda a comunidade do hospital nesse gesto de amor. Estimular os pacientes e colaboradores a doarem sangue é fortalecer uma rede de cuidado e empatia que salva vidas todos os dias”, destacou.
Idealizado em 2021, o Projeto Gota de Amor nasceu dentro da unidade hospitalar e, ao longo dos anos, cresceu graças a articulação com diversos parceiros. Nesta 4ª edição, a ação contou com o apoio de instituições como o Exército Brasileiro, o Colégio Militar, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (Secid) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Em 2024, o projeto arrecadou 91 bolsas de sangue. Nesta edição, a expectativa é ultrapassar a marca de 125 bolsas, ampliando o impacto positivo da campanha na rede estadual de saúde.
Segundo Leandra Fernandes, coordenadora do Serviço Social do Hospital Dr. Genésio Rêgo e idealizadora do projeto, a campanha se consolida como um elo entre a solidariedade individual e a saúde pública. “Cada doação é uma contribuição direta para mantermos os estoques de sangue abastecidos e salvarmos vidas. O projeto reforça a importância de pequenas atitudes que geram grandes resultados”, afirmou.
A campanha também busca inspirar a doação voluntária por meio dos exemplos de doadores. Histórias como a de Samarony Mota, 51 anos, que fez sua primeira doação em 1996 e, desde então, nunca mais parou. “É uma satisfação enorme saber que um gesto tão simples pode salvar até quatro vidas. Convido todos a doarem também. É um ato de amor, de cidadania e de esperança para quem precisa”, disse.
Jaquelúcia de Sousa, assistente social do Setor de Captação de Doadores do Hemomar, reforçou a importância da campanha para o sistema de saúde e agradeceu o envolvimento da equipe do Genésio Rêgo. “Iniciativas como essa impactam diretamente no aumento do número de doadores. Quando servidores públicos e instituições abraçam a causa, fortalecem toda a hemorrede. Nossa gratidão à equipe do Hospital Dr. Genésio Rêgo por mais uma edição tão bem-sucedida do projeto”, declarou.