Notícias
Programação de Natal leva esperança, fé e solidariedade a unidades da rede estadual de saúde

Nesta semana, o clima natalino tomou conta do Hospital de Oncologia do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e do Centro de Hemodiálise São Luís, com uma programação especial voltada para pacientes, acompanhantes e colaboradores. As ações realizadas ao longo do mês de dezembro reforçaram o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o cuidado humanizado, proporcionando momentos de acolhimento, espiritualidade, alegria e fortalecimento emocional, enquanto os pacientes recebem assistência.
O ponto alto da programação no Hospital de Oncologia do Maranhão Tarquínio Lopes Filho aconteceu no dia 23 de dezembro, com a tradicional ação natalina promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A iniciativa levou ao hospital o Papai Noel bombeiro, que percorreu os corredores da unidade distribuindo carinho, atenção e sorrisos aos pacientes e familiares. A ação transformou o ambiente hospitalar em um espaço de alegria e esperança, especialmente neste período do ano marcado por união e renovação.
A programação na unidade contou ainda com uma cantata natalina, que percorreu os corredores do hospital levando música e mensagens de fé e esperança; a celebração do Natal na Casa de Apoio; e a Missa de Natal, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.
No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, a programação natalina foi marcada pela distribuição de brinquedos às crianças. Já no Centro de Hemodiálise São Luís, os pacientes participaram de um Bingo Natalino realizado nos quatro turnos de atendimento. A ação proporcionou momentos de descontração, interação e alegria, respeitando a rotina dos tratamentos e promovendo acolhimento aos pacientes que passam longos períodos na unidade.
Cláudia Regina, acompanhante de paciente no Hospital de Oncologia do Maranhão, destacou a sensibilidade da ação e a importância do gesto em um momento tão delicado. “Achei o gesto de vocês lindo. Nunca tinha visto algo assim em hospital nenhum. Vocês lembraram não só dos pacientes, mas também dos acompanhantes, e isso faz toda a diferença. Agradeço de coração. Estão todos de parabéns. Desejo um Feliz Natal e muita saúde para todos nós”, disse.
“O Natal é um tempo de renovar a esperança, especialmente para quem está em tratamento. Levar um gesto de carinho, um sorriso ou um momento de alegria dentro das unidades de saúde é também uma forma de cuidar. E a fala da dona Cláudia Regina deixa claro que o resultado é muito positivo. Nosso compromisso é garantir assistência de qualidade, mas sem esquecer do acolhimento, da fé e do lado humano, que fazem toda a diferença na recuperação dos pacientes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a programação natalina reafirma o compromisso das unidades da rede estadual com o acolhimento integral, valorizando a dimensão humana, espiritual e emocional do cuidado em saúde e tornando o Natal mais leve e especial para toda a comunidade hospitalar.