Notícias
Prefeitos aprovam ambulâncias entregues pelo Governo do Estado

O Governo do Maranhão realizou, na quinta-feira (10), mais uma etapa da entrega de ambulâncias para reforçar o transporte sanitário nos municípios. A solenidade aconteceu no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão, prefeitos e lideranças políticas.
Ao todo, 17 municípios foram contemplados, elevando para 185 o número de ambulâncias entregues em 2025.
Entre os contemplados, o município de Porto Rico do Maranhão. O prefeito Aldo Passinho destacou a importância do veículo para atender a população. “Para nós é um grande presente que estamos recebendo do governo, porque no momento temos duas ambulâncias, mas ambas estão quebradas. A população estava clamando por esse dia, e fiz uma solicitação ao nosso governador, que prontamente nos atendeu. Só temos a agradecer a Deus e ao governador por essa conquista”, afirmou.
Já em Paulo Ramos, a nova ambulância chega para substituir veículos em condições precárias, como explicou o prefeito Adailson Machado. “Temos ambulância no município, mas em péssimas condições. Essa doação é muito importante para atender nossos pacientes, já que a cidade fica a 100 km de Bacabal, onde está o hospital regional. Será de grande valia para o nosso povo”, avaliou.
Nesta etapa, também receberam ambulâncias os municípios de Capinzal do Norte, Governador Eugênio Barros, Graça Aranha, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Presidente Médici, São Pedro dos Crentes, São Raimundo do Doca Bezerra, Timbiras, Viana, Açailândia, Santo Antônio dos Lopes, Olho d’Água das Cunhãs, Altamira do Maranhão e Lago do Junco.
Investimento em saúde
As ambulâncias são do tipo Suporte Básico Tipo B, equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Os veículos ainda podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que a iniciativa faz parte do compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da rede de saúde e com a descentralização dos serviços.
“Essas ambulâncias garantem mais segurança no transporte dos pacientes, especialmente aqueles que precisam se deslocar para unidades de maior complexidade. Estamos trabalhando para que cada município tenha melhores condições de atendimento e acesso digno à saúde”, destacou.
Desde 2022, a gestão estadual já entregou 243 ambulâncias, sendo oito em 2022, 50 em 2023 e, até agora, 185 em 2025. A previsão é de que até o fim deste ano sejam entregues 338 ambulâncias no total, beneficiando municípios e unidades de saúde da rede estadual.