Notícias
Policlínica do Idoso realiza arraial junino para pacientes e profissionais

Com muita animação, brincadeiras e comidas típicas, pacientes assistidos na Policlínica do Idoso participaram de um arraial com apresentações culturais do São João.
A festança chamou a atenção da paciente Maria Rita de Sousa de 73 anos, que elogiou a iniciativa da unidade. “Gostamos de tudo que envolve a festa junina, das brincadeiras, comidas típicas e aqui na clínica temos isso. É muito bom ter essas atividades para os idosos”.
A aposentada e paciente da Policlínica, Francisca Dias Rodrigues, 72 anos moradora da Vila Mauro Fecury, no Anjo da Guarda, também aproveitou o arraial. “É muito bom ter essas atividades para nós idosos, eu venho toda semana para a psicoterapia, participo, então é muito bom” relatou a idosa.
A diretora administrativa, Lourivana Boas, explicou o objetivo da atividade realizada para os pacientes. “Nossa festa junina teve como objetivo promover momentos de alegria, integração e bem-estar entre nossos pacientes e profissionais. Com comidas típicas e brincadeiras tradicionais, queremos resgatar memórias afetivas, estimular a socialização e fortalecer os vínculos dentro da nossa unidade. Celebrar juntos é cuidar com carinho da saúde física e emocional de todos”, explicou a diretora.
A Policlínica do Idoso integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua. É a primeira unidade da rede estadual de saúde referenciada a promover atendimento de serviço ambulatorial de consultas e atividades de bem-estar à pessoa idosa.
A unidade conta com treze especialidades médicas, possui posto de coleta de laboratório, consultórios odontológicos, além de serviços multidisciplinares em nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.
Atendimentos
No último mês a unidade contabilizou 5.860 atendimentos nas especialidades médicas, multidisciplinar e exames. A especialidade médica com mais procura é a geriatria com 781 atendimentos, seguido 161 de atendimento na cardiologia e 150 de neurologia.
Enquanto a especialidade multidisciplinar de fisioterapia registrou 773 atendimentos, seguida pela psicologia, psicopedagogia e nutrição. Na lista dos exames mais realizados pela população idosa estão ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.