Notícias
Policlínica de Santa Helena ultrapassa dois mil atendimentos em um mês

Como parte da série de entregas da gestão estadual em 2025 para ampliar o acesso aos serviços de saúde no Maranhão, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, na primeira quinzena de novembro, a Policlínica de Santa Helena. Desde a inauguração, a unidade já contabiliza 2.245 atendimentos, fortalecendo a assistência especializada e multiprofissional na região.
Com capacidade mensal para uma média de 25 mil atendimentos, a Policlínica beneficia cerca de 399 mil pessoas, oferecendo consultas médicas especializadas, acompanhamento multiprofissional e exames diagnósticos. A unidade realiza atendimentos em psiquiatria, ortopedia, cardiologia, ginecologia, urologia e endocrinologia, além de serviços de enfermagem, psicologia e serviço social.
Do total registrado desde a abertura, foram realizadas 568 consultas com especialistas, sendo 241 em ortopedia, 137 em cardiologia, 81 em psiquiatria, 55 em endocrinologia, 28 em urologia e 26 em ginecologia. As consultas de enfermagem somaram 650 atendimentos. Na área diagnóstica, a unidade realizou 100 exames de ultrassonografia e 927 exames laboratoriais.
O secretário de Estado da Saúde ressalta que a entrega da Policlínica de Santa Helena integra o conjunto de investimentos da gestão estadual para descentralizar os serviços. “Essa unidade integra um conjunto de entregas da gestão estadual em 2025, com foco na descentralização dos serviços e no fortalecimento da Rede Estadual. Ao ultrapassar mais de dois mil atendimentos em um mês de funcionamento, a gestão demonstra sensibilidade em reduzir deslocamentos e assegurar atendimento”, destacou Tiago Fernandes.
Rede
A Policlínica de Santa Helena integra a Rede Estadual de Policlínicas, que reúne atualmente 19 unidades em funcionamento no Maranhão, distribuídas em São Luís, São José de Ribamar, Santa Inês, Imperatriz, Caxias, Codó, Barra do Corda, Açailândia, São Bento e outras regiões do estado.
O acesso aos serviços ocorre por encaminhamento do SUS. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 13h.