Notícias
Palestra em alusão ao Dia do Psicólogo é realizada no Hospital Dr. Carlos Macieira

Para marcar o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, a equipe de Psicologia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) promoveu o evento “A dor do outro em mim: Como sustentar o cuidado em saúde?”, conduzido pela psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, Patrícia Maria Cutrim. A palestra destinada a pacientes da unidade e, principalmente, profissionais de saúde, abordou temas como autocuidado, bem-estar e estratégias para fortalecer o psicólogo diante das demandas emocionais do ambiente hospitalar.
“O adoecimento do outro também afeta o profissional. Por isso, reforçamos a importância de momentos de descanso, afeto e rotina de autocuidado, para que o psicólogo consiga oferecer o melhor de si”, explicou.
Internado na enfermaria cardiológica para tratamento cardíaco (implante valvar), o motorista Pedro dos Anjos, de 61 anos, morador do Parque Vitória, em São Luís, destacou a importância do acompanhamento psicológico em sua recuperação. “Estou em tratamento desde 2022 e encontrei na psicologia um apoio fundamental. É um processo longo, mas contamos com profissionais humanos e preparados para nos atender. Isso tem feito toda diferença na minha melhora”, afirmou.
A psicóloga hospitalar Liliana Jardim, que atua na enfermaria cardiológica, explicou como se dá o acompanhamento terapêutico. “Trabalhamos em três fases: Preparação para a cirurgia, enfrentamento do procedimento no centro cirúrgico e a fase de recuperação. Nosso papel é acolher o paciente em suas fragilidades emocionais, como ansiedade e medo, oferecendo escuta qualificada e apoio para que ele retorne à rotina consciente dos cuidados necessários. Nosso olhar é para o ser humano como um todo, não apenas para a doença”, destacou.
A atividade reuniu profissionais da psicologia e também pacientes que compartilharam suas experiências. A psicóloga Brenda Mourão, de 29 anos, natural de Chapadinha, foi uma das vozes emocionadas durante o encontro. Internada por 1 ano e 4 meses no HCM devido a pancreatite, ela fez questão de agradecer.
“Eu me senti acolhida e ouvida pela equipe de psicologia. Esse cuidado foi essencial para minha recuperação e para que eu conseguisse ter alta. Sou muito grata a todos que cuidaram de mim nesse período”, relatou.
Atualmente, a equipe de psicólogos atua em setores estratégicos da unidade, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias cardiológicas, clínicas médica e cirúrgica, nefrologia e ambulatório.
Reconhecido como referência em assistência de alta complexidade, o Hospital Dr. Carlos Macieira tem no atendimento multiprofissional um dos seus diferenciais. Além da psicologia, a unidade conta com serviços de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição, fortalecendo a visão de saúde integral. A unidade integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.