Notícias
Paciente internado no Hospital Regional de Açailândia ganha festa de aniversário surpresa

No Hospital Regional de Açailândia, unidade que integra a rede estadual de saúde e é administrado pelo Instituto Acqua, cada paciente é cuidado com atenção especial. A equipe preparou uma surpresa emocionante para Wellington de Oliveira, que completou 26 anos durante o período de internação.
Para que a data não passasse em branco, ele recebeu um bolo personalizado de frutas, elaborado de acordo com as orientações médicas. O gesto simples, mas cheio de significado, reforça o compromisso do hospital em oferecer não apenas tratamento de saúde, mas também cuidado humano, acolhimento e respeito à individualidade de cada paciente.
“Estou há cinco dias internado e receber esta surpresa foi gratificante demais. Estou feliz”, contou Wellington no momento da celebração. A mãe do paciente, Luzenir Costa de Oliveira, 56 anos, expressou gratidão pela ação dos profissionais. “Foi uma surpresa muito grande. Nunca imaginei, mas eu amei e ele também, principalmente o bolo. Agradeço de coração a todos. A equipe realiza um atendimento de qualidade que não tinha encontrado em lugar nenhum, vocês estão de parabéns”, comentou.
Para a coordenadora de enfermagem, Marcela Feitosa, a ação reforça o compromisso da unidade com a humanização do cuidado. “O cuidado vai além do procedimento, envolve carinho e acolhimento. Celebrar o aniversário de um paciente durante a internação é uma forma de trazer alegria e conforto, amenizando os efeitos psicológicos da internação”, finalizou.
Estrutura e serviços
Referência em saúde pública na região, a unidade atende moradores de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. Entre os atendimentos ofertados, estão especialidades como ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, cardiologia (com exames de ECG e ecocardiograma), neurologia, neurocirurgia e exames de imagem e laboratoriais.
Em junho deste ano, o hospital foi ampliado e agora possui 50 leitos de enfermaria e 10 de leitos de UTI, aumentando o número de internações mensais de 70 para 200. São mais de 20 mil exames de imagem e laboratoriais por mês e cirurgias ortopédicas, com equipe especializada na UTI, incluindo médico intensivista e nefrologista, além de equipe multiprofissional e enfermagem.