Notícias
Paciente em tratamento no HCM participa de projeto de humanização

A humanização no atendimento médico é um dos pilares da rede estadual de saúde do Maranhão e, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), este aspecto ganha voz, sensibilidade e afeto por meio do projeto Vozes para Cuidar. A iniciativa transforma o ambiente hospitalar em um espaço de escuta, acolhimento e expressão, reforçando que cuidar vai além do tratamento clínico.
Em tratamento no HCM, a paciente Rayara Aguiar, de 26 anos, natural do município de Chapadinha, vivenciou essa experiência de forma especial. Internada para tratamento de uma lesão expansiva em região cerebral, com boa evolução do quadro clínico e sob acompanhamento da equipe de enfermagem, Rayara manifestou o desejo de cantar no hall da clínica cirúrgica, gesto que simboliza esperança, superação e confiança no cuidado recebido.
“Eu canto e toco instrumento e, quando soube que existia esse projeto, fiquei muito entusiasmada. A terapia ocupacional desenvolve uma ação que proporciona acolhimento e permite que os pacientes expressem seus sentimentos. Além disso, o hospital tem uma excelente estrutura e uma equipe completa de profissionais capacitados. Desde que fui internada, tudo só confirmou isso: fui bem recebida, acolhida e só tenho a agradecer pela assistência que venho recebendo”, relatou Rayara.
A terapeuta ocupacional Jéssica Costa destacou a essência do projeto e o impacto no processo de cuidado. “Mais do que cantar, o projeto cria um momento de pausa, alívio emocional e fortalecimento de vínculos. Ele promove bem-estar, pertencimento e humanização do cuidado, porque quando a voz encontra espaço, o cuidado se amplia e a música passa a ser também uma forma de tratar”, explicou.
O Vozes para Cuidar é uma iniciativa da equipe de Terapia Ocupacional do hospital e utiliza a musicoterapia como recurso terapêutico. O projeto se propõe a ser um espaço de expressão, escuta e conexão, transformando a música em um canal de cuidado, comunicação e acolhimento dentro do ambiente hospitalar. Pacientes, acompanhantes e até profissionais são convidados a soltar a voz, compartilhar canções, emoções e histórias, valorizando talentos que muitas vezes permanecem silenciosos.
Unidade de referência
Reconhecido como unidade de referência para procedimentos de alta complexidade, o Hospital Dr. Carlos Macieira oferece atendimento multiprofissional em mais de 37 especialidades médicas. Integrante da rede estadual de saúde, o HCM é gerenciado pelo Instituto Acqua e reafirma, com iniciativas como essa, o compromisso do Governo do Maranhão em garantir uma assistência cada vez mais humanizada, integral e centrada nas pessoas.