Notícias
Novembro Azul: Governo promove ação educativa e exames na Policlínica Vinhais

Pacientes e acompanhantes foram recepcionados na Policlínica Vinhais, nesta semana, com uma programação especial alusiva ao Novembro Azul. Enquanto aguardavam atendimento, as pessoas acompanharam uma palestra com urologista com informações sobre rastreio do câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul é uma ação mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a campanha foi iniciada em 2011 e hoje conta com a adesão de várias entidades em todo o Brasil, além do Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O nome da campanha vem da cor do laço e está relacionada ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.
“O Novembro Azul é conscientização, mas é importante trabalhar essa prevenção durante todo o ano. Por isso, nas minhas palestras, consultas, sempre faço questão de ressaltar a importância das mulheres nesse processo, mães, esposas, namoradas, irmãs, netas, em estimular o homem a procurar o médico para realizar os exames de prevenção”, ressaltou o médico urologista José Domingo Soares Miranda.
A palestra foi acompanhada por uma recepção lotada, entre os ouvintes muitos casais, como o senhor Manoel Maria Costa Quinzeiro e a dona Socorro Quinzeiro, casados há 46 anos. “A unidade está de parabéns. Muitas vezes nós procuramos a assistência médica somente quando estamos doentes e temos muitas dúvidas. As informações repassadas pelo médico foram muito esclarecedoras”, pontuou o aposentado.
“Eu perdi o meu pai vítima de um câncer de próstata e eu sei a importância que é prevenir a doença. Por isso, não só faço questão de estimular a vinda do meu marido a consultas e exames, como também de acompanhar para saber se está tudo bem”, reforçou a aposentada.
A recomendação para iniciar o exame de próstata é a partir dos 50 anos para a maioria dos homens, devendo iniciar aos 45 anos para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), homens negros ou com outros fatores de risco.
Em todos os casos, a consulta com um urologista é fundamental para discutir a melhor estratégia e periodicidade dos exames.
Na programação do Novembro Azul na Policlínica Vinhais, além da palestra e consultas com o urologista, foram agendados exames para todos os pacientes na faixa etária condicionada a realização desses exames feitos para identificar a suspeita, como o de toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).
“Durante este mês de novembro, a Policlínica Vinhais promove uma série de ações como a de hoje, que trazem a importância da prevenção para a saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul, reforçando o compromisso da unidade com a promoção da saúde e o cuidado integral da população masculina”, reforçou a diretora administrativa interina da UPA e Policlínica Vinhais, Cynthya Barroso.
Ao longo de todo o ano, a Policlínica Vinhais mantém vagas disponíveis para a especialidade de urologia, garantindo que os homens tenham acesso contínuo ao acompanhamento e possam cuidar da sua saúde de forma preventiva e responsável.
A Policlínica Vinhais integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).