Notícias
Ministério da Saúde, Governo do Maranhão e municípios intensificam ações de combate ao sarampo no sul do estado

O Ministério da Saúde (MS), o Governo do Maranhão e os municípios do sul do estado estão intensificando as ações de combate ao sarampo na região. Nesta quinta-feira (31), em Balsas, as atividades incluíram o Dia D de Vacinação, o seminário “Imersão sobre sarampo: Aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico” e uma reunião entre representantes do MS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos municípios e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Nesta sexta-feira (1º de agosto), as ações acontecerão em Imperatriz, na Região Tocantina.
As ações fazem parte da mobilização nacional para prevenção do sarampo e ampliam as discussões técnicas sobre vigilância, diagnóstico precoce e estratégias de vacinação. No Maranhão, a intensificação das atividades ocorre em resposta à confirmação de casos de sarampo no estado do Tocantins, especialmente no município de Campos Lindos.
“O Maranhão não possui casos notificados da doença e as ações de contenção estão sendo realizadas de forma eficaz. O município de Campos Lindos (TO) já iniciou a vacinação da população e todos os gestores maranhenses estão recebendo vacinas e apoio do Estado para garantir a proteção da população da forma mais segura possível: Por meio da vacinação”, afirmou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes.
O Dia D contou com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), equipes de imunização, vigilância epidemiológica e agentes comunitários de saúde. A coordenadora estadual de imunização da SES, Halice Figueiredo, ressaltou o apoio do governo à iniciativa.
“O governo Carlos Brandão tem dado assistência aos municípios, com envio de equipes técnicas para reforçar as ações de vacinação e elevar os indicadores de cobertura. Essa é uma responsabilidade coletiva e é fundamental que todos levem as informações corretas e incentiva a população a procurar as salas de vacinação das UBS de Balsas”, destacou.
Durante a ação, o prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira, o Alan da Marissol, também recebeu a dose da vacina tríplice viral. “A vacina é a forma mais eficaz de proteção. Nossas equipes não vão medir esforços para alcançar todas as regiões urbanas e rurais, levando imunização e segurança à nossa população”, afirmou.
Seminário
A programação do seminário contou com palestras sobre o cenário epidemiológico global do sarampo, detecção oportuna de casos, fluxo laboratorial para diagnóstico, aspectos clínicos e estratégias de vacinação para interromper a cadeia de transmissão do vírus. Além de debates com foco em comunicação de risco, vigilância epidemiológica e ações coordenadas entre estados e municípios.
Participaram gestores e profissionais de saúde dos 13 municípios que integram a Unidade Regional de Saúde de Balsas. A todos, foi reforçada a importância de adotar estratégias locais para ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população.