Notícias
Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão comemora Dia da Gestante

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) promoveu uma programação para celebrar o Dia da Gestante, na tarde da última sexta-feira (15). As futuras mamães internadas na Enfermaria de Gestantes de Alto Risco (EGAR) participaram de atividades, como escalda-pés, pintura gestacional, além da roda de conversa com palavras de incentivo para o momento de internação.
Entre as participantes estava Gilvana Mendes da Silva, 22 anos, lavradora, moradora de Joselândia. Internada há algumas horas, ela contou que se sentiu acolhida desde a chegada. “Desde a hora que cheguei foi maravilhoso. Vim porque estava perdendo o líquido e precisava de acompanhamento. Aqui fui muito bem recebida e estou feliz de participar desse momento, foi uma surpresa” disse.
Outra gestante, Mislene Conceição Martins Araújo, 32 anos, de Barreirinhas, está internada há 29 dias e destacou a importância da ação. “Me sinto privilegiada. Momentos assim ajudam a descontrair e fortalecem a gente. Cheguei aqui com dilatação precoce, apenas cinco meses de gestação, e fui muito bem cuidada. Hoje já estou com seis meses e, se Deus permitir, vou ter o meu bebê no tempo certo. Só tenho a agradecer pelo suporte e dedicação de toda a equipe” destacou a paciente.
A psicóloga Denise Jansen, que atua no setor, explica que as ações também têm um objetivo terapêutico. “Muitas pacientes apresentam instabilidade emocional, ansiedade e mudanças de humor. Promover atividades como essas ajuda a melhorar o estado emocional e a cooperatividade, proporcionando mais conforto e qualidade de vida durante a internação”, ressaltou.
A iniciativa reforça o compromisso da unidade com uma assistência humanizada, que cuida não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional das gestantes.