Notícias
Maranhão Livre da Fome: Governo promove atendimentos em saúde nesta sexta-feira e sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está marcando presença no lançamento do programa “Maranhão Livre da Fome”, realizado nesta sexta-feira (18) e sábado (19), em municípios do interior do Maranhão. Na ocasião, além do benefício social do Governo do Estado, os assistidos receberam atendimento oftalmológico, odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV e sífilis, além da aplicação de doses do Calendário Nacional de Vacinação.
A superintendente de Acompanhamento de Gestão das Unidades de Saúde da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde da SES (SAAS-SES), Etheana Trajano, enfatizou que o objetivo do Governo do Estado é que os maranhenses sejam assistidos de maneira integral.
“São famílias que estão caracterizadas na extrema pobreza, na vulnerabilidade. O programa Maranhão Livre da Fome é resultado do olhar cuidadoso do nosso governador, cujo intuito é alcançar as famílias ofertando segurança alimentar e também de saúde, por meio dos testes rápidos, aferição de pressão e de glicemia. Com isso não só fazemos a busca ativa das pessoas diabéticas e hipertensas que estão nos territórios, mas também daquelas que necessitam recuperar a autoestima e bem estar com saúde bucal e visão de qualidade”, afirmou a superintendente Etheana Trajano.
Nesta sexta-feira (18), o Maranhão Livre da Fome foi lançado nos municípios de Araioses, Água Doce, Tutóia, e Urbano Santos. No sábado (19) será a vez de contemplar aqueles que residem nas cidades de Santa Quitéria, Chapadinha e Brejo. Serão mais de 6 mil pessoas beneficiadas em dois dias.
Antes de receber os atendimentos, a pessoa assistida é submetida a triagem com médico clínico e depois direcionada ao serviço desejado. Na assistência odontológica, por exemplo, estão sendo executados serviços por equipes do Sorrir Móvel, tais como como limpeza, obturações e extrações simples.
No atendimento oftalmológico, os beneficiados, depois de passar pela triagem, recebem o encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio, ou prescrição de óculos de grau, conforme as ações do programa “Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos”.
No município de Tutóia, por exemplo, o benefício do governo alcançou 1.310 pessoas. É o caso de Maria do Amparo da Silva Santos, residente no Povoado Santa Rita, que na ocasião aproveitou para fazer os testes rápidos e realizar consulta oftalmológica.
“É gratificante. Quando a gente chegou aqui, eu já fiz vários exames, já fiz minha consulta de vista, vou receber meu óculos breve. Têm muitas pessoas que estão sendo beneficiadas, porque às vezes a gente vai numa ótica, é um absurdo um óculos. O Governo do Maranhão, o Carlos Brandão, está beneficiando as pessoas carentes, e isso é importante para nós”, compartilhou Maria do Amparo.
Moradora do povoado de São João, Rosinete Silva também fez a consulta com oftalmologista. “O atendimento foi bom, porque a gente precisa mesmo dos óculos. Eu estou feliz por poder receber um óculos gratuito pelo governo”.
O Programa “Cuidar dos Olhos” já realizou mais de 350 mil atendimentos oftalmológicos em todo o Maranhão. Mais de 126 mil óculos já foram distribuídos gratuitamente à população maranhense, com aproximadamente 40 mil cirurgias oftalmológicas realizadas em 2024. Em 2025, quase 34 mil atendimentos da iniciativa foram feitos, incluindo a entrega de 13 mil óculos e a realização de 4.800 cirurgias de catarata.
Nas cidades de Araioses, Água Doce, Urbano Santos, Santa Quitéria, Chapadinha e Brejo, a SES também disponibilizou stands de aplicação de doses de vacina, incluindo também aferição de pressão, glicemia e testes rápidos. A proposta é realizada em conjunto com os municípios. A ideia é fazer busca ativa das pessoas diabéticas e hipertensas nas referidas localidades.
Maranhão Livre da Fome
O programa “Maranhão Livre da Fome” foi estruturado de forma a promover mudança social. Na primeira edição do programa, realizada nos dias 9 e 10 de maio de 2025, no Complexo Castelinho, em São Luís, foram contemplados os municípios da Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Pouco mais de 4 mil famílias foram alcançadas, aproximadamente 20 mil pessoas.
Na ocasião também foram ofertados atendimentos em saúde aos contemplados pelo programa assistencial, o que resultou em 862 atendimentos com consultas oftalmológicas, 725 prescrições de óculos de grau e 46 cirurgias de catarata e pterígio. A entrega dos 725 óculos aconteceu no último 5 de julho, durante ação realizada no Ginásio Manoel Trajano, no bairro Vila Palmeira, em São Luís.