Notícias
Maranhão avança e ocupa 5º lugar no ranking nacional de cobertura de saúde bucal

O Maranhão conquistou a 5ª colocação no ranking nacional de cobertura de saúde bucal, de acordo com dados extraídos do sistema e-Gestor AB, plataforma do Ministério da Saúde. O resultado consolida uma trajetória de crescimento iniciada em 2022, quando o estado ocupava a 9ª posição. Agora, três anos depois, avança quatro colocações — um crescimento de aproximadamente 44% no ranking — reflexo direto das ações integradas entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios para ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos na Atenção Primária em Saúde (APS).
Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a conquista do 5º lugar simboliza a maturidade da política de saúde bucal no estado e o sucesso da gestão atual. “O avanço do Maranhão no ranking nacional mostra que estamos trilhando o caminho certo. O governador Carlos Brandão tem colocado em prática uma política municipalista, caminhando lado a lado com os gestores locais para garantir que cada maranhense possa sorrir mais — e sorrir melhor. Investimos na atenção primária, fortalecemos a rede com estrutura e equipamentos e mostramos que é possível fazer mais quando se governa com compromisso e parceria”, pontuou Tiago Fernandes.
Avanço
De abril de 2022 a abril de 2025, o número de equipes de saúde bucal no Maranhão cresceu de 1.758 para 1.973, com a criação de 215 novas equipes — um aumento de aproximadamente 12,2% — reforçando o cuidado odontológico nos municípios e garantindo que mais maranhenses tenham acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento.
Esse avanço se soma ao trabalho de fortalecimento da rede de saúde bucal desenvolvido pela SES, que atuou de forma estratégica, promovendo oficinas, capacitações, visitas técnicas e webconferências para apoiar tecnicamente os 217 municípios maranhenses.
Como parte desse esforço municipalista, a gestão estadual também entregou 509 mil kits de saúde bucal, por meio do programa Cuidar de Todos, eixo Atenção Primária, para reforçar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliar os atendimentos em todo o estado.
Ao todo, o Maranhão conta com 2.209 ofertas de serviços odontológicos na Atenção Primária em Saúde. Desse total, 1.973 são equipes que atuam diretamente nos municípios; 19 são Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que garantem atendimento em áreas de difícil acesso; 31 são Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); 186 são Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
Segundo a coordenadora estadual de saúde bucal da SES, Mayana Soares, a evolução no ranking é resultado de uma política pública consistente. “Essa aproximação da SES foi fundamental. Todo o apoio técnico, as viagens, o deslocamento das equipes, as capacitações, são frutos do investimento do Governo do Maranhão. O Estado tem papel estratégico porque é ele quem articula e dá suporte para que os municípios possam expandir e qualificar sua rede odontológica”, afirmou Mayana.
Rede Sorrir
As Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), vinculada à SES, reforçam a oferta de atendimento odontológico especializado em diversas regiões do Maranhão. Em São Luís, a população conta com duas unidades fixas — Sorrir Praia Grande e Sorrir Ponta do São Francisco — além de uma unidade móvel que amplia o acesso aos serviços na capital.
No interior, a rede está presente em municípios estratégicos: Em Caxias, Presidente Dutra e Coroatá há unidades fixas e unidades móveis em funcionamento. Já em Santa Inês, o atendimento é garantido por meio do Sorrir Móvel. Essa estrutura fortalece a assistência especializada e amplia o alcance das políticas públicas de saúde bucal no estado.
A nova posição alcançada no cenário nacional reforça o compromisso do Maranhão com uma saúde pública mais resolutiva e humanizada. E, mais do que um indicador técnico, esse resultado representa milhares de sorrisos devolvidos à população.