Notícias
Hospital Regional de Açailândia celebra 3 anos de funcionamento com mais de 413 mil atendimentos

O Hospital Regional de Açailândia (MA) completa três anos de funcionamento, contabilizando mais de 413 mil atendimentos realizados à população de sete municípios da região: Bom Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
Nesse período, foram registradas 2.266 internações, 1.340 cirurgias, 36.269 consultas médicas, 136.060 atendimentos multidisciplinares, 234.550 serviços de apoio e diagnóstico terapêutico, além de 3.452 atendimentos no mutirão oftalmológico.
Com a expansão da estrutura, o hospital passou a contar com 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, o que possibilitou ampliar significativamente a capacidade de atendimento. As internações mensais, por exemplo, passaram de 70 para 200. Também foi possível aumentar a realização de exames — mais de 20 mil por mês, entre laboratoriais e de imagem — e ofertar cirurgias ortopédicas e gerais.
Atendimento humanizado é elogiado por pacientes
Os pacientes internados nas novas instalações relatam experiências positivas com a estrutura e o acolhimento da equipe.
O aposentado rural Geraldo Oliveira Gomes, de 68 anos, morador da Vila Ildemar, em Açailândia, passou por cirurgia de hérnia e raspagem nos olhos. “Foi a primeira vez que entrei nesse hospital para fazer duas cirurgias e recebi um atendimento muito especial. A estrutura do hospital está muito boa. O pessoal aqui cuida da gente muito bem”, disse.
Já a aposentada Maria Gomes, de 83 anos, moradora de Imperatriz, foi internada para tratar uma pneumonia. “Cheguei muito doente e estou bem melhor. Aqui o remédio é bom e o pessoal é ótimo, estão vindo a todo tempo saber como estou. Não tenho do que reclamar”, falou Maria Gomes.
O diretor técnico Whagnner Gomes Figueiredo ressaltou o progresso da unidade ao longo dos três anos.“Começamos com apenas 12 leitos de internação e realizávamos cerca de 40 cirurgias por mês, além de serviços ambulatoriais e de imagem. Com a expansão recente, intensificamos os atendimentos, especialmente em cirurgias. Desde que as novas instalações passaram a funcionar, já operamos mais de 80 pacientes. A UTI e as enfermarias estão ativas, recebendo pacientes diariamente, não só da nossa regional, mas também de outros municípios via regulação estadual. O nosso diferencial é o atendimento humanizado, e os pacientes saem satisfeitos no momento da alta”, finalizou o diretor.
Especialidades ofertadas
O hospital oferece atendimento especializado nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Cardiologia (com realização de ECG e ecocardiograma), Neurocirurgia e Neurologia. Além disso, a unidade dispõe de exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma, e conta com posto de coleta para exames laboratoriais.
ComemoraçãoO aniversário de três anos da unidade foi celebrado com um momento especial de confraternização entre diretores, coordenadores, profissionais assistenciais, administrativos e convidados. O evento contou com culto ecumênico, o tradicional “parabéns” e corte de bolo.