Notícias
Hospitais de Campanha realizam mais de 250 atendimentos durante programação de Pré-Carnaval

Os Hospitais de Campanha instalados pelo Governo do Estado no circuito Avenida Litorânea totalizaram 256 atendimentos e 14 transferências médicas nos três fins de semana de programação do Pré-Carnaval 2026, reiterando o compromisso de que os brincantes se divirtam com segurança em saúde.
“Quem vai curtir o Pré-Carnaval do Maranhão também quer se sentir cuidado. Por isso foi que montamos hospitais de campanha preparados para atender desde situações simples até casos mais graves, com equipes completas e resposta rápida. O compromisso do nosso governo é garantir festa com segurança e saúde para todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), duas unidades foram instaladas no local: uma próxima à Avenida Vale do Rio Pimenta e outra na área dos camarotes, prestando atendimento com classificação de risco para casos leves (azul/verde), demandas com necessidade de ambulância de suporte básico (amarelo) e situações que exigiram transferência hospitalar, inclusive com possibilidade de cirurgia (vermelho).
No dia 18 de janeiro, início das atividades, nas duas unidades foram realizados 81 atendimentos e quatro transferências; no dia 25 de janeiro, segundo fim de semana de funcionamento dos equipamentos, foram feitos 80 atendimentos e seis transferências; já neste último domingo, dia 1º de fevereiro, foram 95 atendimentos de urgência e emergência e quatro transferências médicas.
“A iniciativa garante cuidado imediato aos foliões que precisam de atendimento. Neste terceiro plantão do Pré-Carnaval, os dois hospitais puderam mais uma vez levar saúde para a avenida”, afirmou a técnica da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde da SES, Etheana Trajano.
O Hospital 1 conta com seis leitos (cinco de observação e um de estabilização) e sete poltronas para medicação; o Hospital 2 possui cinco leitos (quatro de observação e um de estabilização) e oito poltronas. Em ambas, o atendimento será realizado por equipe composta por supervisor geral, coordenador de plantão, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, motorista e farmacêutico, além de ambulâncias de Suporte Avançado (USA) e Básico.