Notícias
Hemomar realiza mais uma edição da campanha ‘Vem Doar’ para aumentar os estoques de sangue

Para aumentar os estoques de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dário Itapary Nicolau (Hemomar) com apoio da Igreja Assembleia de Deus, iniciou nesta sexta-feira (3) e dá prosseguimento amanhã (4), a campanha “Vem Doar”.
As doações estão sendo realizadas no Hemomar na Jordôa e também em coletas externas instaladas nos bairros do Anjo da Guarda e Planalto Anil.
“Essa campanha é de suma importância para o Hemomar. É a garantia de que o sangue vai chegar aos hospitais. Contamos com os doadores regulares, mas também com a sensibilização e solidariedade de todas as pessoas, para sempre aumentarmos o número de doadores”, afirmou a coordenadora de setor de captação de sangue e medula óssea do Hemomar, Karla Brandão.
A Campanha “Vem Doar” é um projeto que existe há mais de duas décadas, idealizado pela Igreja Assembleia de Deus e executado pelo Hemomar. Somente no ano passado, foram arrecadadas mais de 900 bolsas de sangue.
“Para todos nós é um grande prazer estarmos inseridos nessa campanha de amor ao próximo, nesta ação que ajuda de fato a salvar vidas de pessoas. Às vezes nos lembramos da importância do sangue somente em um momento de enfermidade, mas esse ato de amor deve ser praticado a todo momento”, reforçou Rui Barros, membro da coordenação da Campanha Vem Doar.
A gastrônoma e confeiteira Marcilene da Silva Santos Duarte é doadora e reforçou a importância da ação. “Nós sabemos que uma bolsa pode salvar até quatro vidas, portanto nós seres humanos devemos doar cada vez mais. Essas campanhas só vêm contribuir com o trabalho já realizado pelo Hemomar”, disse.
Estoque
Quase todos os tipos sanguíneos estão com estoque crítico no Hemomar, como os tipos O+, A+, B+, O- e A-. Os tipos B- e AB- estão com estoque mínimo. O único tipo sanguíneo com quantidade de estoque segura é o AB+.
Critérios para doar
Para ser doador de sangue, você deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, descansado e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsável legal.
É fundamental também estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou outras doenças, e sem ter feito tatuagens ou maquiagem definitiva nos últimos seis meses.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dário Itapary Nicolau (Hemomar) integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).