Notícias
Governo reúne municípios em live de comemoração ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária

Em alusão ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, lembrado nesta terça-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador (SUVISA), promoveu uma live com coordenadores de vigilância sanitária dos 217 municípios maranhenses.
O encontro online aconteceu de 9h às 10h da manhã por meio da plataforma Teams, abordando o tema “Da licença à vida saudável: o que a Vigilância Sanitária faz por você”.
O objetivo é criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância dessa estrutura dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa intenção sempre, como missão institucional, é fazer ações de promoção, de saúde, de proteção, de prevenção, ações preventivas que possam evitar doenças e agravos. Logo, realizar a live também para demonstrar a importância do que as vigilâncias realizam no tocante à proteção da sociedade, bem como do alcance de indicadores de saúde”, disse o Superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES, Edmilson Diniz.
Entre os temas abordados estão a atuação das Vigilâncias Sanitária, de Saúde Ambiental e de Saúde do Trabalhador no diálogo junto às Redes de Atenção nos territórios. O foco também foi incentivar os participantes a adoção de abordagem ampla e reflexiva sobre a integralidade do cuidado enquanto premissa do SUS, na busca por aprimoramento na execução de estratégias mais eficientes em busca de resultados.
O coordenador de Vigilância Sanitária de Paço do Lumiar, Anderson Ribeiro, comentou que os agentes sanitários devem ser vistos como protetores da segurança em saúde. “Todos nós somos heróis nessa luta diária de proteger a população. Estamos na linha de frente desde sempre. Um bom exemplo disso foi a pandemia do Coronavírus, que enquanto todos se protegiam, os profissionais da VISA estavam na linha de frente assegurando o cumprimento das determinações sanitárias”.
Nos últimos três anos, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão (SUVISA/SES) executou 97.782 ações, sendo 40.871 em 2023, 43.334 em 2024 e 13.577 até o primeiro relatório quadrimestral (janeiro a abril) de gestão 2025. Esse volume expressivo de atividades reforça o compromisso contínuo com o fortalecimento das ações de gerenciamento de risco sanitário em todo o território maranhense.
Ao longo da última década, o Governo do Estado tem ampliado significativamente a presença das Vigilâncias no território, promovendo a segurança sanitária da população, dos trabalhadores e do meio ambiente. Nesse mesmo período, houve um salto no número de ativos com CNPJ, que passou de 170 mil para mais de 450 mil — o que demandou ainda mais vigilância e atuação regulatória.
A SUVISA tem atuado de forma estratégica na regulação e fiscalização de serviços e produtos de interesse sanitário, reforçando o papel da Vigilância na prevenção de riscos e na promoção da saúde. Para além das ações de controle, a superintendência investe em uma abordagem educativa, trabalhando em parceria com a sociedade para garantir a segurança na entrega de bens e serviços e para reduzir doenças e agravos decorrentes de ambientes e práticas insalubres.
A Superintendência também tem investido fortemente no fortalecimento das Vigilâncias Sanitárias Municipais, promovendo capacitações técnicas, orientações normativas e ações de apoio descentralizado que buscam qualificar a gestão local do risco sanitário. A articulação com os municípios tem sido fundamental para ampliar a capilaridade das ações de vigilância, garantindo mais equidade, resolutividade e proteção à saúde em todo o estado.
“Graças ao trabalho conjunto com os municípios temos conseguido realizar inspeções e também mostrar como o registro e notificação de dados relativos à saúde do trabalhador resulta também um SUS mais forte e na integração de políticas públicas dentro do território”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalho da SES, Thaís Reis.
Além do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a live também fez alusão ao Dia Nacional da Saúde, também comemorado nesta terça-feira e que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da educação sanitária e hábitos saudáveis, que aliado ao trabalho da Vigilância Sanitária, garante a segurança sanitária de produtos e serviços.
Também participaram da live a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Lorena Franco; o coordenador do Departamento do Serviço da Saúde da SES, João Nery; o profissional de farmácia bioquímica da SUVISA-SES, Etevaldo Castro; e o ponto focal da SUVISA-SES juntos aos municípios maranhenses, Douglas Barbosa.