Notícias
Governo reforça campanha de incentivo à doação de órgãos no Hospital Regional de Balsas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue avançando na mobilização da sociedade e profissionais de saúde para a importância da campanha Setembro Verde, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, um gesto de solidariedade que pode transformar e salvar vidas.
No Hospital Regional de Balsas foi formada recentemente uma Comissão de Doação Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), para atuar nesse trabalho de sensibilização, promovendo a articulação entre pacientes, familiares e colaboradores sobre a relevância de se tornar doador e integrar o Cadastro Nacional de Doadores de Órgãos.
Neste primeiro momento, as ações da comissão estarão voltadas para a divulgação interna da campanha, envolvendo profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. A proposta é abrir espaço para informação, diálogo e esclarecimento de dúvidas sobre a doação.
“Os primeiros trabalhos serão de identificar e notificar potenciais doadores (pacientes em morte encefálica ou parada cardiorrespiratória não recuperada), realizar a entrevista familiar sobre a possibilidade de doação, articular-se com a Central de Transplantes do estado e promover educação permanente em saúde sobre doação de órgãos”, explicou João César Botelho, coordenador da CIHDOTT.
Para ampliar a mobilização junto à comunidade, no dia 27 de setembro, será realizada uma corrida esportiva no Parque Centenário, em Balsas, como forma de levar ao público externo a mensagem de esperança e vida que a doação de órgãos representa. Uma única pessoa pode salvar até oito vidas e ajudar muitas outras com a doação de tecidos.
Para ser doador no Brasil, o cidadão precisa manifestar sua vontade aos familiares e deixar claro o desejo de ser doador. Na região sul do estado, que desejar mais informações pode procurar a Comissão de Doação Órgãos e Tecidos para Transplantes, no Hospital Regional de Balsas.