Notícias
Governo reforça atendimento às mulheres com mutirão de laqueadura em Itapecuru-Mirim

Para garantir o direito ao planejamento reprodutivo e reduzir a fila de cirurgias eletivas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará um mutirão com 50 laqueaduras no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru-Mirim. A ação integra o programa estadual Cirurgias – Aqui a Fila Anda, que contabiliza 2.401 procedimentos de laqueadura realizados em 2025. A primeira etapa no município será nos dias 30 e 31 de julho.
“O planejamento familiar tem um impacto significativo na vida das mulheres. Esse anúncio feito pelo governador Carlos Brandão reforça o compromisso com a população e com a oferta de serviços mais próximos de quem precisa. Já são mais de 103 mil procedimentos realizados até abril de 2025”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O mutirão em Itapecuru-Mirim dá continuidade às ações iniciadas no mês de abril em maternidades e hospitais da rede estadual, como a Nossa Senhora da Penha, em São Luís, e a maternidade de Paço do Lumiar, além de outras 21 unidades. As cirurgias de laqueadura ampliam o acesso das mulheres a métodos contraceptivos definitivos, com segurança e acompanhamento adequado.
Segundo a coordenadora da Rede de Assistência Materno-Infantil da SES, Tércia Carvalho, a iniciativa fortalece a autonomia das mulheres e contribui para a redução da mortalidade materna. “A laqueadura é uma alternativa segura para aquelas que têm contraindicação ao uso de anticoncepcionais, especialmente em municípios com menor oferta de métodos”, explicou a gestora.
A laqueadura tubária é um método contraceptivo definitivo, indicado para mulheres que não desejam mais engravidar. Por meio do programa, o governo garante que o procedimento seja realizado com agilidade, segurança e respeito às decisões das pacientes.
Cirurgias – Aqui a Fila Anda
O programa estadual já realizou 896 mil procedimentos entre 2022 e 2024. Em 2025, foram registrados mais de 336 mil atendimentos e cirurgias hospitalares, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Até abril, foram contabilizados 103.327 procedimentos em todo o Maranhão.