Notícias
Governo realiza mutirão de exames de imagem no Hospital Dr. Carlos Macieira
Neste sábado (31 de agosto) e domingo (1° de setembro), o Governo do Estado promove o mutirão de exames de imagem no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA). Executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação é voltada para pacientes da Rede Estadual de Saúde, através do programa “Cirurgias – Aqui, a fila anda”. Serão 400 exames de doppler e 200 de ecocardiograma. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera e melhorar a assistência à saúde de pessoas com condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
O diretor do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, destacou a importância do mutirão para os pacientes, especialmente os que necessitam de exames de doppler. “Hoje, sabemos que as maiores complicações em pessoas com diabetes são as complicações venosas e arteriais periféricas. A demanda crescente por esses exames motivou a realização do mutirão, para que os pacientes possam diminuir o tempo de espera, iniciar tratamentos precoces e reduzir complicações circulatórias sistêmicas. Hoje, estamos realizando 400 exames exclusivamente para esses pacientes. Além disso, mais de 200 exames de ecocardiograma estão sendo realizados para pacientes cardiológicos em investigação”.
O cardiologista Dennis Cardoso Sousa explicou a relevância dos exames de ecocardiograma: “É um exame anatômico e funcional, que permite identificar o tamanho do coração, espessura de parede, aspecto das válvulas e grandes vasos. Esse exame é essencial para detectar doenças congênitas, adquiridas e complicações de condições como hipertensão”.
A assessora técnica da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde da SES, Laise Lages, enfatizou a importância da iniciativa: “O mutirão visa reduzir a fila de pacientes que já passaram por consultas e precisam de exames de imagem, como ultrassonografia e doppler. A ideia é acelerar a realização desses exames para que os pacientes possam dar continuidade aos seus tratamentos, seja no acompanhamento ambulatorial ou, se necessário, em procedimentos cirúrgicos”.
Entre os pacientes beneficiados, Ana Maria Lemos, de 47 anos, expressou alívio ao realizar o ecodoppler: “Chegou a mensagem do SUS para eu estar aqui hoje, e com certeza é um alívio”.
Raimundo Martins, de 60 anos, relatou a importância do exame para tratar as dores causadas pela diabetes: “Estou com muita dor na perna, quase não consigo andar mais. Com esse exame, vou poder tomar os remédios para melhorar”.
José Rodrigues Araújo, de 63 anos, que passou por uma cirurgia de hidrocele, destacou a relevância do exame em seu pós-operatório: “Esse exame vai ser importante para o meu corpo porque acho que vai resolver o problema da minha perna”.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência no atendimento multiprofissional de alta complexidade, oferecendo mais de 37 especialidades e contando com uma infraestrutura moderna e completa. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, é o primeiro hospital do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I da Organização Nacional de Acreditação (ONA).