Notícias
Governo realiza capacitação para fortalecimento do diagnóstico das IST’s

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (29) um treinamento de testagem rápida e aconselhamento para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C, voltado a profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas (RT) e outros equipamentos da Rede de Atenção à Saúde estadual e municipal.
A capacitação, realizada por meio da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES, foi sediada na Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), localizada no bairro São Francisco, em São Luís, nos turnos da manhã e da tarde, oportunizando aos participantes o aprimoramento dos processos de trabalho, com ênfase no diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Os treinamentos são necessários, inclusive como forma de atualização e aprimoramento do processo de trabalho, para que os profissionais atuem conforme os protocolos vigentes do Ministério da Saúde. A qualificação garante a execução correta dos procedimentos e a entrega de resultados confiáveis aos usuários”, afirmou a chefe da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos.
Entre os profissionais que participaram do treinamento estão técnicos de enfermagem, psicólogos e enfermeiros, além daqueles que atuam nos CAPS e nas RTs do Estado e dos municípios, bem como outros trabalhadores da rede de atenção à saúde estadual e municipal, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS), a Vigilância em Saúde (VS), hospitais, unidades que realizam partos e serviços especializados.
Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a conteúdos como “Atualização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C”; “Padronização dos testes conforme as orientações do Ministério da Saúde”; “Prevenção Combinada”; “Abordagem de estratégias: testes rápidos, preservativos internos e externos, gel lubrificante, PEP e PrEP”; e “Tratamento das pessoas que vivem com HIV/Aids e prevenção da transmissão vertical”, entre outros.
Paula Pereira, de 36 anos, técnica de enfermagem que atua há quatro anos na Residência Terapêutica “Dra. Amarilis Toledo”, comentou sobre a contribuição do treinamento para sua evolução profissional e pessoal. “A gente aprende como abordar as pessoas, como conversar em situações mais delicadas, especialmente quando há um resultado positivo, sempre com diálogo, acolhimento e respeito, como um amigo, e não de forma brusca. Esse curso que estou fazendo hoje é muito gratificante para mim, porque estou aprendendo algo que não tive durante a minha formação”, frisou Paula.
“O diagnóstico, seja ele positivo ou não, tem um certo impacto, inclusive no processo de tratamento em saúde mental. Participar desse treinamento traz para a gente uma visão não só do meu fazer, mas também do fazer de outras pessoas, em termos de competência teórica e prática, o que vai impactar no meu trabalho e no serviço que o usuário recebe”, apontou o psicólogo do CAPS AD Estadual, Vicente Neto.
A qualificação acontecerá de forma regionalizada, como resposta às demandas apresentadas pelas regiões de saúde do estado. A próxima etapa será realizada nas regionais de Santa Inês e Imperatriz, entre os meses de fevereiro e março, respectivamente.