Notícias
Governo realiza campanha de prevenção ao câncer de pênis

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou aos gestores municipais, o documento orientador da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pênis, que será desenvolvida em todo o estado com foco na promoção do autocuidado, prevenção e identificação precoce da doença, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
A iniciativa reforça o papel estratégico da Atenção Primária de Saúde (APS) na promoção da saúde do homem, desde ações educativas e preventivas até o encaminhamento e acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.
“Construímos um documento orientador para fortalecer a saúde do homem em todos os ciclos de vida, com ações que começam no planejamento familiar e incluem o enfrentamento das masculinidades tóxicas, promovendo uma compreensão integral do cuidado. A campanha será desenvolvida em consonância com o Programa Saúde na Escola (PSE), pois no Maranhão, o câncer de pênis ainda é um problema recorrente, exigindo atenção especial à população adulta e idosa”, afirmou a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
Câncer de pênis
O câncer de pênis é considerado um problema de saúde pública, com maior incidência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O diagnóstico tardio está associado a tratamentos mutiladores, aumento da mortalidade e impactos significativos na qualidade de vida dos pacientes.
Entre os principais fatores relacionados à doença estão a falta de higiene íntima, o baixo autocuidado e a não vacinação contra o HPV na adolescência. Diante desse cenário, os municípios são orientados a fortalecer estratégias de ampliação da cobertura vacinal em meninos de 9 a 14 anos, com busca ativa dos faltosos em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).
A campanha também destaca a importância de ações contínuas de educação em saúde e do enfrentamento de barreiras culturais e estigmas relacionados ao cuidado com a saúde masculina.
Objetivos da campanha
Entre os principais objetivos da campanha de prevenção ao câncer de pênis estão: sensibilizar profissionais de saúde, educação e a população masculina sobre a importância da prevenção; incentivar práticas de autocuidado e higiene íntima; ampliar a identificação precoce de lesões suspeitas na Atenção Primária; estimular a vacinação contra o HPV; reduzir estigmas e barreiras culturais relacionados à saúde do homem; e qualificar os fluxos de encaminhamento e acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.
A campanha será desenvolvida de forma integrada às ações de saúde do homem em todos os ciclos de vida, reforçando a importância da prevenção como estratégia fundamental para reduzir a incidência e os impactos da doença no Maranhão.