Notícias
Governo realiza ação em alusão ao Dia de Alerta à Insuficiência Cardíaca na Policlínica do Idoso

Hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção de diversas doenças, como a insuficiência cardíaca, uma das principais causas de internação entre adultos e idosos. Para reforçar o cuidado com a saúde e a qualidade de vida, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (9), na Policlínica do Idoso, uma ação de conscientização alusiva ao Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca, celebrado em 9 de julho.
A iniciativa ofereceu aos pacientes atendidos na unidade orientações sobre os sinais de alerta da doença, por meio de materiais informativos e testes de aferição da pressão arterial.
Dona Maria das Chagas, de 71 anos, elogiou a ação e garantiu que vai redobrar os cuidados com a saúde. “Receber orientações como essas nos faz ficar mais atentas à nossa saúde. A unidade está de parabéns por nos orientar. Além de usar essas informações em benefício próprio, podemos repassá-las aos nossos familiares, que também precisam desse conhecimento”, afirmou.
A insuficiência cardíaca afeta milhões de pessoas, especialmente os idosos, e pode ser evitada ou controlada com as orientações corretas. O médico cardiologista da Policlínica do Idoso, Demmis Souza, destacou que a melhor medida de prevenção é a educação, pois, quando o paciente conhece a doença, suas causas e sintomas, consegue evitá-la ou buscar o tratamento adequado.
“Buscamos sempre informar nossos pacientes idosos para que entendam as causas — se são fatores genéticos ou comportamentos do dia a dia que levam ao desenvolvimento da doença. Isso melhora a qualidade de vida, reduz hospitalizações e aumenta a sobrevida. Atualmente, o Estado dispõe do melhor tratamento para a insuficiência cardíaca, e nossa missão é ajudar a população a compreender os fatores que desencadeiam a doença e a importância de manter hábitos saudáveis, além de realizar acompanhamento médico periódico”, explicou o médico.
Sintomas
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue corretamente, comprometendo o fornecimento de oxigênio e nutrientes para o corpo.
A doença pode ter diversas causas, como pressão alta não controlada, infarto do miocárdio, doenças nas válvulas cardíacas e miocardiopatias. Alguns sintomas incluem cansaço excessivo, falta de ar durante atividades rotineiras ou mesmo em repouso, inchaço nas pernas e tornozelos, ganho rápido de peso e palpitações.
Entre os hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca estão a alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o controle do peso, a redução no consumo de sal e o abandono do tabagismo.