Notícias
Governo realiza abertura da Campanha Agosto Dourado

Com foco na valorização do aleitamento materno como direito da criança e prática essencial para a saúde pública, o Governo do Estado deu início à Campanha Agosto Dourado 2025 em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6), no auditório da Defensoria Pública do Estado. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e traz como tema este ano “Cada gota carrega uma esperança”.
A programação reuniu representantes de maternidades, gestores da Atenção Primária em Saúde (APS), nutricionistas, profissionais da rede estadual e convidados de instituições que vêm se destacando no incentivo à amamentação. Durante o evento, empresas privadas e instituições públicas como a própria Defensoria Pública, os Laboratórios Lacmar e a Equatorial Energia receberam certificados de reconhecimento por apoiarem ativamente a causa.
Entre as experiências apresentadas, estiveram ações desenvolvidas em maternidades como as de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, além de iniciativas da Atenção Primária nos municípios de Barra do Corda e Zé Doca. Um dos destaques foi a participação por teleconferência do Ministério da Saúde, que abordou os eixos da campanha nacional de 2025.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos, destacou a importância de mobilizar os municípios para ampliar a doação de leite humano. “O leite materno traz benefícios não só para o bebê, mas também para a mãe. Essa é uma campanha que fortalece a política pública e busca sensibilizar para que todas as regiões ampliem a doação e o apoio à amamentação”, afirmou Deborah.
Vida
No primeiro semestre de 2025, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) Maranhão coletou 870 litros de leite humano, que beneficiaram cerca de 900 recém-nascidos internados.
Essa rede de solidariedade é sustentada ainda pelo Bancos de Leite Humano do Hospital Universitário da UFMA e mais dois, sendo um Maternidade Carmosina Coutinho no município de Caxias e na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI) em Imperatriz.
A doação de leite humano é especialmente importante para bebês prematuros internados em UTIs neonatais, pois acelera o desenvolvimento físico e cognitivo e contribui para a redução de infecções. Já para as mães, o ato de amamentar promove benefícios como recuperação pós-parto mais rápida e menor risco de doenças como câncer de mama.
O coordenador estadual de Alimentação e Nutrição, o nutricionista Leudimar Carvalho, ressalta que o leite materno é o primeiro e mais importante alimento da vida. “É o primeiro ato de segurança alimentar e nutricional que temos, essencial para o crescimento saudável e para a prevenção de doenças crônicas”, explicou o coordenador.