Notícias
Governo qualifica profissionais e fortalece a atenção em saúde no Maranhão

Com foco em áreas estratégicas da saúde pública, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (24), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, a solenidade de encerramento dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA).
O evento, intitulado “Compartilhando Saberes”, marcou a conclusão da formação de 264 profissionais oriundos de 157 municípios maranhenses, nas especializações em Vigilância em Saúde, Gestão de Redes de Atenção à Saúde e Intervenções Multidisciplinares para o Autismo e outras Neurodiversidades.
A programação segue até esta sexta-feira (25), com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, elaborados ao longo de 360 horas de atividades presenciais.
A subsecretária de saúde do estado, Liliane Neves, destacou a importância do investimento em qualificação como estratégia para melhorar o atendimento em saúde no estado. “Mostra o comprometimento de nosso governador Carlos Brandão em capacitar e qualificar os profissionais de saúde que trabalham em todas as áreas do sistema público de saúde do nosso Estado”, afirmou Liliane.
A diretora geral da ESP/MA, Ana Lúcia Nunes, explicou que esta é a sétima turma desde 2022 e que a escolha das especializações tem como base indicadores e necessidades identificadas nas redes de atenção. “Primeiro é a demanda que a gente percebe do usuário na qualificação. O outro é um indicador epidemiológico. A gente vê a partir da necessidade que o sistema de saúde local nos apresenta”, explicou a diretora.
As especializações fazem parte da política de educação permanente da SES e têm como foco a qualificação dos trabalhadores do SUS em áreas prioritárias, fortalecendo a resposta dos serviços de saúde nos territórios e valorizando o conhecimento técnico.
Iniciadas em 2024, as pós-graduações incentivam práticas integradas a partir do intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes regiões. Do total de vagas ofertadas, 40% foram destinadas a profissionais da rede estadual e 60% a trabalhadores da gestão municipal, evidenciando o alcance estadual da iniciativa.
A especialização em Intervenções Multidisciplinares reuniu 95 profissionais, que desenvolveram projetos voltados ao cuidado integral de pessoas com autismo e outras neurodiversidades.
Em Vigilância em Saúde, 86 participantes abordaram temas como vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. Na área de Gestão de Redes, 83 profissionais construíram propostas para qualificar a articulação entre os pontos de atenção e os fluxos assistenciais.
A experiência positiva com a formação foi compartilhada pela coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Apicum-Açu (Regional de Saúde de Pinheiro), Telma Freitas, que se especializou em “Gestão de Redes de Atenção à Saúde”. Para ela, a especialização representou um divisor de águas na atuação profissional. “Ela me deu um direcionamento, um embasamento para aplicar dentro da minha profissão. Já trabalho na gestão e digo que a Pós abriu e clareou minha mente. Me deu subsídios e ferramentas para desenvolver o trabalho na área, organizar, planejar. Foi um suporte muito grande”, relatou.
Mais oportunidades
Durante o evento, a SES anunciou um novo edital com 660 vagas para cinco cursos de pós-graduação. Serão ofertadas especializações em Vigilância Laboratorial em parceria com a Atenção Primária (100 vagas), nas cidades de São Luís e Imperatriz; Gestão de Redes de Atenção à Saúde (100 vagas); Intervenções para Autismo e Neurodiversidades (100 vagas); Enfermagem Obstétrica (60 vagas), em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Preceptoria (300 vagas), em parceria com a Fiocruz.
A nova oferta reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a formação contínua dos profissionais do SUS, ampliando o acesso à conteúdos atualizados e incentivando uma prática baseada em evidências, centrada no cuidado e na gestão qualificada dos serviços.