Notícias
Governo promove qualificação de agentes comunitários de saúde em Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta quarta-feira (1º), o evento “Qualificação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa”, no auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), situado na Rua da Estrela, no Centro de São Luís.
A ação ocorreu em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. O objetivo foi criar um espaço de debate sobre ações de cuidado integral voltadas à pessoa idosa dos 217 municípios maranhenses, por meio do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20) e do Manual de Doenças Crônicas, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM).
“Em nome do governador Carlos Brandão, nós, da Secretaria de Estado da Saúde, expressamos nossa gratidão pelo trabalho dos agentes comunitários de saúde em todo o Maranhão. Os ACS são fundamentais para conectar o sistema de saúde à população, especialmente idosos, hipertensos, diabéticos e acamados. O Governo do Estado vê como prioridade investir na Atenção Primária, pois entende e reconhece a importância da participação desses profissionais na construção diária do SUS”, afirmou o superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES, Willian Ferreira.
A avaliação multidimensional da pessoa idosa é uma ferramenta importante para evitar generalizações sobre a fragilidade na velhice. Ao longo do dia, os agentes comunitários de saúde receberam formação sobre os diferentes perfis de idosos e sobre como cada um requer um plano de cuidado específico.
Entre os pontos debatidos na qualificação, estiveram o envelhecimento populacional, a transição demográfica e epidemiológica e o aumento das doenças crônicas degenerativas. Também se discutiu a melhor forma de realizar uma avaliação geriátrica ampla, não restrita apenas ao trabalho de geriatras e gerontólogos.
Em palestra sobre “A importância da aplicabilidade da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa pelos ACS: fortalecendo a Atenção Primária no território”, a médica geriatra, professora do curso de Medicina da UFMA e integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Jacira do Nascimento Serra, destacou que o objetivo é atender as pessoas sem preconceitos, considerando-as em seu contexto biopsicossocial.
“A Política Nacional da Pessoa Idosa é de 4 de janeiro de 1994. Houve avanços, mas a implantação e a implementação ainda são problemáticas. A falta de locais públicos para atendimento integral ao idoso dificulta o cuidado, especialmente com o aumento de mulheres no mercado de trabalho. É crucial capacitar profissionais da medicina para garantir os direitos dos idosos e promover um envelhecimento saudável, ativo e digno”, pontuou Jacira.
O agente comunitário de saúde do município de Raposa, Rubenir Macedo, ressaltou a importância da qualificação, principalmente no atendimento ao idoso vítima de queda.
“Nós atendemos pacientes que tiveram episódios de queda em casa. Tentamos sempre identificar o que pode ter causado a queda, como o tipo de calçado, deficiência de vitaminas ou até mesmo comorbidades, como hipertensão e diabetes. Sem dúvidas, o que foi compartilhado aqui será aplicado no cuidado familiar e difundido em reuniões de equipe para multiplicar o conhecimento.”