Notícias
Governo promove oficina sobre segurança do paciente na atenção primária

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início, nesta terça-feira (29), à Oficina Regionalizada para Fortalecimento das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde (APS). A agenda acontece até esta quinta-feira (31), no Auditório da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
O objetivo é proporcionar espaço de discussão e troca de expertises no intuito de aprimorar a qualidade de trabalho realizado pelas vigilâncias nos municípios, contribuindo também no processo de implantação de Núcleos de Segurança do Paciente dentro dos territórios.
“Promover segurança sanitária é dar capacidade também de aumentar e ampliar o comércio de produtos. Conforme é dito pelo nosso governador Carlos Brandão, fortalecer o protagonismo das equipes municipais dentro do próprio território implica em capacidade de resposta melhor, e quando nos referimos à Segurança do Paciente dentro da Atenção Primária, potencializamos a qualidade da assistência em saúde de forma a alcançar resultados positivos para a sociedade”, observou o superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES, Edmilson Diniz.
Os temas foram organizados dentro das categorias de Segurança do Paciente e Controle de Infecção. Entre os sub temas elencados para a oficina, estão: “Estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente segundo a RDC 36/2013”, “Elaboração e gestão do Plano de Segurança do Paciente”, “Orientações gerais para notificação de eventos adversos relacionados à Assistência à Saúde”, “Prevenção de acidentes relacionados ao trabalho”, “Boas práticas de fabricação (BPF)”, entre outros.
Participam do encontro equipes da Assistência Hospitalar, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da Região Metropolitana, composta pelos municípios de São Luís, Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
Para a coordenadora da Comissão Municipal de Controle de Infecções relacionadas à Saúde, Aritania Gonçalves, a importância do momento se deve a oportunidade de aproximação com os municípios para a prevenção. “O trabalho das equipes é extremamente importante e a gente sabe o quanto que é fazê-lo na ponta, no dia a dia, com os mais diversos obstáculos. Esse momento de passar informação de como estruturar as comissões de controle de infecção, os núcleos de segurança do paciente, é de suma importância, porque a gente só consegue avançar se tivermos um básico muito bem feito”.
Participando como ouvinte, o coordenador de Vigilância Sanitária do município de Raposa, Edilenilson Sousa, comentou que as oficinas oportunizam a garantia de melhor trabalho para ofertar segurança em saúde à população. “Conhecimento é poder então quanto mais conhecimento temos, mais ajudamos nossos serviços de saúde, pois prevenção e cuidado são assuntos importantes. Meu desejo é poder levar todo o conhecimento daqui para o meu município de Raposa”.
A estratégia de governo está sendo executada desde março de 2025 em todas Regiões de Saúde do Maranhão. Além do fortalecimento das ações de segurança do paciente na APS, a oficina busca ser espaço de formação de multiplicadores em boas práticas de manipulação de alimentos nos empreendimentos da agricultura familiar.
O coordenador do Departamento do Serviço da Saúde da SES, João Nery da Costa, pontuou que o objetivo é garantir assistência à saúde com o menor risco possível. “As estratégias e ferramentas são importantes para a assistência à saúde. Quando pensamos em cuidar de alguém com o menor risco possível, só podemos fazer isso tendo entendimento de qual o nosso papel na segurança do paciente e na comissão de controle de infecção”.