Notícias
Governo promove mostras “CUIDA APS: compartilhando saberes”

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sediará, neste mês de dezembro, a “Mostra CUIDA APS: compartilhando saberes”, como parte de um programa voltado ao Cuidado Interprofissional das Pessoas com Condições Crônicas não Transmissíveis (CCNT). A agenda acontece em formato regionalizado contemplando as Regionais de Pinheiro com quatro polos e Chapadinha com três polos, facilitando a participação dos municípios oriundos dos referidos territórios.
O compartilhamento das experiências será feito por profissionais integrantes do Curso de Especialização Lato Sensu, provenientes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Equipe Multiprofissional (E-Multi) como parte das atividades curriculares. Tais eventos ocorrerão nos municípios de Cururupu, Pinheiro e Santa Helena e respectivamente em Chapadinha, São Bernardo e Tutóia.
“É um momento de valorização dos trabalhos desenvolvidos até o momento na formação, assim como a valorização dos profissionais da APS e e-Multis, além de promover a integração dos saberes populares e tradicionais aos saberes científicos dos profissionais de saúde, promovendo a qualificação das ações ofertadas à população”, pontuou a representante técnica da Coordenação do Cuidado Integral à Saúde da SES, Marluce Oliveira Sá.
A iniciativa visa celebrar e compartilhar os avanços dos Planos de Melhoria do Cuidado, elaborados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios participantes, sendo um espaço para demonstrar a diversidade de cenários e soluções, valorizando as particularidades de cada território na qualificação do cuidado às pessoas com Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT). Ainda na oportunidade, a agenda irá fazer entrevistas de campo com os respectivos gestores municipais participantes, como subsídio para pesquisa de intervenção com produção e disseminação de conhecimento.
As apresentações da Mostra começarão no município de São Bernardo, da Regional de Chapadinha nesta quarta-feira (10), das 9 às 17 horas, na unidade da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), situada Rua Projetada, s/n, bairro Planalto. Na quinta-feira (11) será a vez dos profissionais que atuam no polo e município de Chapadinha, em momento que será sediado na Faculdade Baixo Parnaíba (FAP), localizada na Av. Ataliba Vieira de Almeida, nº 1452, Centro, também das 9 às 17 horas.
Ainda na Regional de Chapadinha, no dia 18 de dezembro, profissionais do polo e município de Tutóia poderão apresentar suas experiências na edição da Mostra sediada na Escola Iema, localizada na Av. Residencial Expedito Baquil, S/N, bairro Residencial Expedito Baquil, das 9 às 17 horas.
Já na Regional de Pinheiro, a programação terá início no município de Cururupu, situado no polo de Mirinzal, no dia 11 de dezembro, das 9 às 17 horas, na Unidade Integrada Municipal Herculana Vieira II, situada na Rua Humberto de Campos, nº 112, Centro. A próxima parada será no polo e a cidade de Pinheiro, na unidade da Ufma, localizada na Rua Urbano Santos, S/N, Centro, das 9 às 17 horas.
Encerrando as atividades, no dia 18 de dezembro, será a vez dos profissionais do polo e município de Turilândia apresentarem suas experiências de liderança em agenda sediada no auditório do Iema, situado na Rua Maria Ferreira S/N, Caema, também das 9 às 17 horas.
A Mostra acontece dentro do contexto do projeto Cuida APS no triênio de 2024 a 2026, executado no Maranhão por meio da parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretarias do Estado do Maranhão, Paraíba e Tocantins, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O objetivo é priorizar as Regiões Norte e Nordeste do País com cobertura de 100% da APS, 80% de ESF, maior número de e-Multis, tendo dentre as prioridades sanitárias as DCNT incluídas no plano regional Integrado (PRI), divisão territorial por Macrorregiões e Regiões de Saúde, Territórios Quilombolas e Indígenas dentre os critérios aplicados aos territórios selecionados para implementação do Projeto.