Notícias
Governo promove III Seminário de Vigilância Laboratorial da Macrorregional Sul, em Imperatriz

Com o objetivo de fortalecer a rede de vigilância laboratorial e aprimorar as ações de integração entre os serviços de saúde, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove, nos dias 5 e 6 de novembro, o III Seminário de Vigilância Laboratorial da Macrorregional Sul. O evento acontece no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Imperatriz.
A programação contará com palestras, debates e momentos de imersão entre os participantes, com foco em temas como os avanços do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen-MA), o fortalecimento da vigilância laboratorial de vírus respiratórios e arboviroses, além da integração das ações de vigilância epidemiológica e laboratorial.
Na abertura do seminário, o diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lídio Gonçalves Lima Neto, ministrará a palestra “Avanços do IOC/Lacen-MA no fortalecimento da Vigilância Laboratorial em nosso Estado”, destacando as melhorias estruturais e técnicas que têm contribuído para o aumento da capacidade diagnóstica da rede estadual de laboratórios.
“O trabalho desenvolvido nas macrorregionais tem sido essencial para descentralizar e agilizar as análises laboratoriais, garantindo respostas mais rápidas às demandas de vigilância e controle de doenças. O seminário é um espaço estratégico para avaliarmos os avanços conquistados e alinharmos novas metas, sempre com foco na qualidade dos serviços e na proteção da saúde da população maranhense”, conta Lídio Gonçalves.
O evento também contará com debates sobre a importância da integração entre as vigilâncias epidemiológica e laboratorial, os desafios e potencialidades da Vigilância Laboratorial da Macrorregião Sul, além de Ciclos de Imersão, que estimulam a troca de experiências entre os profissionais municipais. Durante o seminário, a SES premiará as boas práticas e iniciativas de fortalecimento da rede laboratorial no sul do estado.