Notícias
Governo promove capacitação sobre manejo do pé em pessoas com diabetes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), fortalecendo o trabalho de capacitação junto aos municípios, promoveu na última quarta-feira (5) uma oficina de qualificação sobre o manejo do pé em pessoas com diabetes mellitus e prática de curativos. A capacitação aconteceu no IEMA de Pindaré e reuniu profissionais da Atenção Básica, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos 13 municípios da Unidade Regional de Saúde de Santa Inês.
A intenção do poder público estadual é aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais na área de feridas e curativos, de modo a oferecer um atendimento de alta qualidade e contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar dos pacientes.
A enfermeira Elane Carvalho ressaltou que a oficina faz parte do Projeto “Viver Mais” desenvolvido pelo governo e tem como finalidade aprimorar ainda mais os profissionais no manejo para a realização de curativos em indivíduos com pé diabético. “O nosso objetivo é fortalecer o atendimento nos municípios para evitar complicações, como amputações, e assim melhorar a qualidade de vida dos pacientes com pé diabético”, explicou Elane Carvalho.
Dentre as complicações da Diabetes Mellitus estão as lesões nos pés que se tornam frequentes, causando úlceras, infecções e gangrena, popularmente conhecido como Pé Diabético. As pessoas com diabetes devem realizar anualmente uma avaliação, objetivando uma atuação multidisciplinar, para que se possa estabelecer um plano terapêutico efetivo, elaborando um plano de cuidados individualizado juntamente com complicações mais graves.
Elielson Brandão, enfermeiro no Hospital Municipal do município de Bela Vista, avaliou positivamente a oficina. “Ajuda a atualizar conhecimentos e oferecermos melhores serviços aos pacientes”, completou.
Enfermeira da APS de Pindaré, Clenilse Shirlle Cardoso também elogiou a iniciativa. “Temos sempre que prestar o melhor serviço na atenção básica para prevenir internações e o agravamento das doenças”, justificou.
O encontro, teórico e prático foi ministrado pela estomaterapeuta Karolina Viana, que explicou sobre manejo básico, limpeza regular associada à proteção local, cobertura apropriada, aplicação de curativo oclusivo e calçado adequado, desbridamento, proteção do leito de cicatrização, atentando-se para quadro de infecção.
Cuidar de Todos
A oficina contribui com os objetivos do 2º ciclo do programa Cuidar de Todos. O novo ciclo (2025-2026) do Programa Cuidar de Todos – eixo Atenção Primária em Saúde (APS) prioriza entre os indicadores de esforço para monitoramento e intervenções a proporção de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Saúde (ICSAP).
Este indicador mede a efetividade dos serviços da APS em resolver problemas de saúde antes que evoluam para casos de internação hospitalar, fortalecendo a resolutividade da rede básica e reduzindo custos para o sistema.
Também estão sendo monitoradas a proporção de gestantes com 07 consultas de pré-natal e cobertura vacinal em crianças menores de um ano de idade.