Notícias
Governo promove ação voltada à prevenção da prematuridade na Maternidade Humberto Coutinho em Colinas

Com foco na prevenção de nascimentos prematuros, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou ações na rede materna estadual em alusão ao Novembro Roxo, mês que marca o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).
Na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, a equipe multiprofissional do Ambulatório Especializado Materno-Infantil promoveu uma roda de conversa durante a programação do “Momento Saúde”, abordando a importância da alimentação na prevenção da prematuridade.
A nutricionista da unidade, Carleny Mesquita, destacou o papel fundamental de hábitos alimentares saudáveis para uma gestação segura, sem intercorrências.
“Durante a roda de conversa, esclarecemos dúvidas, estimulamos hábitos alimentares saudáveis e destacamos a importância do acompanhamento nutricional durante o pré-natal. Além disso, reforçamos o papel da alimentação na redução de complicações gestacionais, como anemia, hipertensão e diabetes gestacional, que podem levar ao parto prematuro”, afirmou.
Moradora da cidade de Lagoa do Mato, a gestante de 36 semanas Sebastiana Guimarães elogiou a iniciativa: “Eu acho esses momentos muito importantes, porque esclarecem várias coisas. Não sabia que a minha alimentação poderia interferir na gestação. Agora vou tomar mais cuidado, porque não quero que meu filho nasça antes da hora”.
Assistência
A Maternidade Humberto Coutinho integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua. Dispõe de ambulatório especializado em gestação de alto risco, voltado ao público materno-infantil. No local, é realizado o acompanhamento de pré-natal com apoio de nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro, médico e assistente social. Durante as consultas, são repassadas orientações sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios.
Entre os meses de janeiro e outubro de 2025, cerca de 1.437 mulheres foram atendidas no pré-natal do ambulatório.
Além de Colinas, a maternidade acolhe gestantes, puérperas e recém-nascidos de outros 15 municípios do Médio Sertão Maranhense, garantindo atendimento completo, com oferta de parto e pós-parto, leitos de UTI Neonatal, leitos de internação em obstetrícia clínica e cirúrgica e leitos de neonatologia.