Notícias
Governo promove ação do Saúde Animal em Paço do Lumiar neste sábado (27)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (27), ação do programa Cuidar de Todos – Saúde Animal em Paço do Lumiar. A estratégia acontecerá no Centro de Ensino Professor Robson Campos, situado na Avenida 09, Quadra 50, s/nº, Conjunto Maiobão, das 8h às 16h, e oferecerá desde vacinação antirrábica para cães e gatos até informações sobre guarda responsável.
“A iniciativa reforça a importância da vacinação antirrábica e acontece em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva. A Região Metropolitana é considerada prioritária do ponto de vista epidemiológico, devido à alta população de cães e gatos. Já realizamos ações em São Luís e São José de Ribamar e, agora, chegou a vez de Paço do Lumiar, fortalecendo a sequência de mobilizações integradas na região”, afirmou a coordenadora de Vigilância de Zoonoses da SES, Monique Maia.
Para a ação deste sábado, serão destinadas 150 senhas, que serão distribuídas no próprio local. As senhas dão direito a atendimentos de triagem de doenças em cães e gatos, encoleiramento para leishmaniose (calazar) como forma de controle e prevenção da doença, vermifugação e consultas clínicas.
Além disso, também será disponibilizada a vacinação antirrábica por livre demanda, bem como ações educativas voltadas à guarda responsável e à prevenção de zoonoses. O objetivo é prevenir e controlar zoonoses, além de promover a saúde única, integrando saúde animal, humana e ambiental.
A raiva é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Acomete mamíferos, inclusive o ser humano, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade de aproximadamente 100%.
Dados
Desde o início das atividades, em 2022, a estratégia de governo já realizou 36.478 atendimentos, entre consultas médico-veterinárias em cães e gatos, testagem para leishmaniose, vacinação antirrábica, encoleiramento, distribuição de vermífugo e orientação contra zoonoses.
As ações foram executadas nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Imperatriz, Santa Inês, Metropolitana, Presidente Dutra e Itapecuru-Mirim. Do total de serviços, 4.734 atendimentos foram registrados em 2025.