Notícias
Governo leva ações dos programas Cuidar dos Olhos e Maranhão Livre da Fome ao município de São Bento

O Governo do Maranhão realizou atendimento do programa Cuidar dos Olhos e ações de saúde para os beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, neste sábado (9), em São Bento (MA). Foram disponibilizados atendimentos para população com 300 cirurgias de catarata e pterígio, além de assistência odontológica do Sorrir Móvel, consultas oftalmológicas e acesso gratuito à óculos de grau, conforme prescrição médica, para os 916 beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome.
As triagens aconteceram na Escola Municipal Padre João Piamarta e as cirurgias no Hospital Municipal de São Bento. Além dos atendimentos do dia, a ação contabilizou 300 procedimentos cirúrgicos — catarata e pterígio — em continuidade a um mutirão anterior, garantindo que mais moradores recuperassem a visão e melhorassem a qualidade de vida.
Presente na ação, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância da união entre os programas. “É um momento sensacional, em que conseguimos unir o Maranhão Livre da Fome ao Cuidar dos Olhos. Quem precisa de óculos está saindo com óculos, quem precisa de cirurgia já está com o procedimento marcado. A Secretaria da Saúde está muito presente, atuando junto com o governador Carlos Brandão para melhorar a vida de cada maranhense”, afirmou.
Também presente na ação, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou o caráter municipalista das ações. “Nesse final de semana são mais de dois mil atendimentos do programa Cuidar dos Olhos e do Cirurgia, Aqui a Fila Anda em várias regiões. Esse é o espírito do nosso governo: Caminhar pelos municípios, ouvir a população e buscar soluções concretas. Unidade e parceria no Maranhão funcionam porque temos um governador municipalista e um secretário de Assuntos Municipalistas comprometido”, disse.
Aos 74 anos, Adelaide Maria Barros foi encaminhada para cirurgia de catarata no olho esquerdo. “Eu achei muito bom porque eu estou sentindo minha vista há tempo, eu tenho muita dor de cabeça e agora eu estou resolvendo com essa cirurgia, sem essa chance eu ia continuar com o problema, afirmou.
O estudante Luiz Gustavo Valdez, de 10 anos, relatou que com os óculos novos vai melhorar seu desempenho escolar. “Eu tenho dificuldade para enxergar de longe, não consigo ver o quadro direito e atraso para copiar. Agora vai ser mais fácil, porque vou enxergar de longe”, contou o estudante.
O programa “Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos” leva atendimento especializado e gratuito à população, associando prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de visão. Em São Bento, os atendidos passaram por exames oftalmológicos completos, incluindo dilatação de pupila, refração ocular e avaliação com oftalmoscópio binocular indireto. As pessoas que realizaram cirurgia de catarata receberam orientações e colírio para uso no pós-operatório.
Pacientes de outros municípios também aproveitaram a oportunidade. De São João Batista, Isalderina Joaquina Luiz Soares, de 68 anos, realizou cirurgia de catarata. “Foi uma oportunidade que todo mundo abraça. Eu não tinha condição de pagar. O governador está de parabéns por fazer essa oferta”, avaliou.
O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu a parceria com o governo estadual. “Essa parceria já vem dando certo há muito tempo. Hoje é um dia histórico, com várias ações através da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado. No fim, é a nossa população que ganha”, destacou.
Saúde ampliada
Além dos atendimentos oftalmológicos, a ação em São Bento também ofertou serviços odontológicos pelo Sorrir Móvel. O município recebeu uma ambulância de Suporte Básico Tipo B, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. O veículo pode ser adaptado para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de resposta em emergências.