Notícias
Governo leva ações do Programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda à Região Tocantina

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 34 procedimentos cirúrgicos em Imperatriz no fim de semana, contribuindo para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas na região Tocantina. A ação faz parte do Programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda.
Entre os dias 30 e 31 de agosto foram realizadas 22 cirurgias gerais e 12 cirurgias ginecológicas, oferecendo mais resolutividade e acesso à saúde para a população local. As cirurgias aconteceram no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, unidade de referência da rede estadual na região.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o impacto da iniciativa. “Estamos avançando com as cirurgias eletivas para devolver qualidade de vida aos maranhenses. Essa é uma das prioridades do governo, garantindo que a fila realmente ande e que mais pessoas tenham acesso a procedimentos essenciais para sua saúde”, afirmou.
O programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda vem sendo implementado em várias regiões do Maranhão, ampliando o número de cirurgias e reduzindo a demanda reprimida acumulada durante os últimos anos, especialmente por conta da pandemia da Covid-19.
Com a aceleração das filas para cirurgias eletivas, milhares de pessoas ganharam mais qualidade de vida no Maranhão. O atendimento mais ágil e resolutivo adotado na gestão do governador Carlos possibilitou, de janeiro de 2022 a junho deste ano, a realização de 1.030.705 procedimentos ambulatoriais e hospitalares, sendo 714.000 cirúrgicos ambulatoriais e 316.705 cirúrgicos hospitalares.
De janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou 134.319 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares em unidades da rede estadual. Desse total, 93.581 foram de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e 40.738 de procedimentos cirúrgicos hospitalares.