Notícias
Governo lança projeto de doação de sangue em shoppings da região metropolitana

Com o objetivo de ampliar o número de doações de sangue no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o projeto inédito “Às terças, doamos sangue no shopping”, que levará, semanalmente, a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), para shoppings center da Região Metropolitana. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (27) em São Luís.
A primeira ação será realizada no dia 3 de junho e seguirá até dezembro, sempre às terças-feiras, das 10h às 20h. A campanha seguirá até o fim de 2025. A gestão estadual acredita que a presença constante em locais de grande circulação ajudará a fortalecer a cultura da doação de sangue no Maranhão.
Segundo a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, a campanha é resultado da constatação de que os shoppings, por sua alta circulação de pessoas, geram bons resultados de coleta.
“Percebemos que quando levamos a unidade de coleta aos shoppings conseguimos números expressivos. É um público diversificado, que muitas vezes não doa por falta de informação. A presença frequente nesses espaços ajuda a mudar isso, gerando mais comodidade, engajamento e conscientização”, explicou a diretora.
O primeiro shopping a receber a ação será o Pátio Norte Shopping no dia 3 de junho. No dia 10, a ação acontecerá no Golden Shopping Calhau. Já no dia 17, será a vez do Rio Anil Shopping receber a unidade móvel do Hemomar. A programação de junho se encerra no dia 24, no São Luís Shopping. Sempre com atendimento das 10h às 20h.
Para a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque, a campanha representa um avanço significativo no acesso à doação. “Esse é mais um esforço do Governo do Maranhão e da SES para facilitar o acesso das pessoas à um serviço essencial e, ao mesmo tempo, levar esperança para quem está hospitalizado ou em tratamento. É um trabalho conjunto, que depende também da solidariedade da população”, afirmou Luciana.
Atualmente, o Hemomar coleta entre 120 e 150 bolsas de sangue por dia. Mas o ideal seria atingir a média de 300 bolsas. A meta é reduzir esse déficit com o reforço da campanha itinerante. Além disso, a parceria com os centros comerciais reforça o compromisso social das empresas envolvidas.
O cronograma dos demais meses será divulgado nas redes sociais da SES e do Hemomar. A assistente de marketing do Shopping Pátio Norte, Glenda Reis, que acompanha o projeto desde a fase de planejamento, destacou o impacto positivo da ação. “Nós nos orgulhamos de participar desse projeto. É um compromisso com a vida e com a nossa comunidade. Sabemos que doar sangue é um ato simples, mas com poder de salvar vidas”, afirmou Glenda.
A pescadora artesanal Maria Francisca da Conceição Santos, de 54 anos, é uma das doadoras que apoia a nova campanha do Hemomar. Para ela, doar sangue é um gesto de amor e solidariedade. “Doar sangue é doar vida. Faço isso pelo próximo, principalmente agora que entrei na menopausa e posso contribuir de forma ainda mais tranquila. Esse projeto é maravilhoso. Levar a doação para os shoppings facilita muito para quem quer ajudar. Eu apoio totalmente, e acredito que vai funcionar muito bem”, afirmou.