Notícias
Governo lança Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2025 neste sábado (30)

Com o tema “Cuidar de Todos é Cuidar da Saúde Animal – Uma Só Saúde, Um Só Cuidado”, o Governo do Maranhão dará início, neste sábado (30), à Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2025. A abertura acontecerá durante ação especial, que será realizada das 8h às 16h, no Centro Educa Mais São José de Ribamar (Rua Olho D’Água, s/nº, Bairro Vieira).
Com o Cuidar de Todos Saúde Animal, a Secretaria de Estado da Saúde já realizou 24.506 atendimentos, entre 2022 e 2025, sendo 3.301 só em 2025. A ação oferece vacinação antirrábica e consultas para cães e gatos, além do encoleiramento e testes rápidos de leishmaniose (calazar) para cães.
A raiva é uma zoonose de alta letalidade e um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Entre 2019 e 2024, foram confirmados casos da doença em várias espécies no Maranhão, incluindo um caso humano relacionado a animal silvestre. A campanha estadual será realizada de 1º a 30 de setembro de 2025, com Dia D de Mobilização em 28 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva. A meta é imunizar toda a população canina estimada no estado.
As vacinas são de dose única e têm como público-alvo cães e gatos com idade mínima de 3 meses. Os animais devem ser vacinados anualmente.
AÇÕES
Para garantir o sucesso da campanha, o Governo do Maranhão adotará um conjunto de ações integradas. Estão previstas capacitações virtuais para gestores e equipes municipais, abordando manejo de insumos, técnicas de aplicação, biossegurança, registro e comunicação.
Além disso, será realizado um Seminário Estadual em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, reunindo especialistas e parceiros para discutir estratégias de controle e reforçar o conceito de “Uma Só Saúde”.
Aos municípios, o Governo recomenda a realização de palestras, rodas de conversa, oficinas educativas, distribuição de materiais informativos e parcerias com escolas, ONGs e universidades. Também orienta a intensificação da vacinação por meio de postos fixos e equipes volantes em áreas urbanas, mutirões em zonas rurais e periurbanas, além da busca ativa com vacinação casa a casa em locais com baixa cobertura, sempre acompanhada de ações educativas e de mobilização social.