Notícias
Governo investe em melhorias nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Oncologia

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou melhorias estruturais nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Oncologia do Maranhão.
As intervenções envolveram os 15 leitos disponíveis — 10 da UTI geral e cinco da UTI cirúrgica — com foco em garantir mais segurança no cuidado intensivo prestado às pessoas em tratamento oncológico. As obras foram concluídas essa semana.
As obras incluíram revisão das instalações elétricas, pintura, instalação de chuveiros elétricos e readequações internas para acessibilidade. Também foram feitos reparos em infiltrações, consertos no teto e melhorias na rede de gases medicinais.
O diretor assistencial do hospital, Waldésio Moraes, explicou que para viabilizar a reforma sem prejudicar os atendimentos, uma enfermaria foi adaptada temporariamente para funcionamento da UTI durante a obra. “Trabalhamos em um prédio antigo com mais de 300 anos e sabíamos da complexidade de intervir em uma área crítica como a UTI. Foi necessário fazer uma força-tarefa mas com adaptação de um outro espaço que desse segurança e qualidade no atendimento nós conseguimos”, destacou o diretor.
As reformas nas UTIs integram um conjunto mais amplo de intervenções que vêm sendo feitas desde novembro de 2024. Já foram realizadas obras na Oncologia 1 (hematologia), enfermarias, no setor de cuidados paliativos, nas clínicas cirúrgicas e em áreas externas do hospital.
Essas melhorias envolvem pintura, revisão elétrica, adaptação de banheiros e construção de rampas, com foco em acessibilidade e segurança estrutural.
A coordenadora de enfermagem da UTI, Karina Viegas, reforçou o impacto direto das melhorias na rotina de trabalho e no cuidado às pessoas internadas. “Mesmo sendo uma reforma preventiva, ela fortalece a qualidade do nosso serviço. Isso garante que a população tenha acesso a um atendimento intensivo de excelência, com foco na segurança e no acolhimento”, afirmou Karina.
Internado há sete dias na UTI após complicações causadas por um câncer de esôfago, Manoel Júnior, de 47 anos, morador de Icatu, elogiou a estrutura e o cuidado recebido. “Estou no hospital desde fevereiro. Fiz cinco sessões de quimioterapia e agora estou me preparando para a cirurgia. Dei entrada na UTI há sete dias. Aqui me trataram bem, fui acolhido desde o primeiro momento. A equipe está sempre por perto, explicando tudo, cuidando da gente com atenção”, declarou o paciente.
A unidade realizou de janeiro a julho de 2025, 237.856 atendimentos, sendo 172, só nas duas UTIs. Além disso, foram 24.371 consultas ambulatoriais, 29.435 Atendimentos no setor de imagem do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), 198.816 exames laboratoriais, 5.271 Atendimentos na Classificação de Risco do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), 2.287 cirurgias e 2.047 internações.