Notícias
Governo inicia oficina regionalizada para fortalecer a segurança do paciente, em Pedreiras

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, na última terça-feira (21), a Oficina Regionalizada de Segurança do Paciente, na Unidade Regional de Saúde (URS) do município de Pedreiras. A estratégia acontece até sexta-feira (24) no auditório do Iema, situado na Travessa Carlota, S/N, bairro Engenho, e visa implantar ações de segurança do paciente na Atenção Primária e nos serviços de saúde de média e alta complexidade no Maranhão.
O objetivo é promover a saúde dos maranhenses por meio de ações que garantam segurança ao paciente e venham a prevenir infecções relacionadas à assistência nos serviços de saúde. Desta forma, poderemos prevenir eventos adversos na assistência nas unidades de saúde de cada município do estado.
A oficina tem como público os profissionais da Saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos serviços de saúde de média e alta complexidade, além de coordenadores e fiscais das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.
Na terça (21) e quarta-feira (22), a oficina abordou a implantação da Segurança do Paciente na APS, sendo direcionada aos profissionais que atuam na vigilância sanitária, bem como a técnicos da APS. Já na quinta (23) e sexta-feira (24), a capacitação desenvolverá pautas sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, destinada a profissionais da vigilância sanitária e ambiental, incluindo as referências técnicas da Saúde do Trabalhador dos municípios.
A intenção é reduzir os riscos no cuidado à saúde através da qualificação do atendimento na rede pública municipal, estadual e privada, por meio da expansão e/ou criação dos Núcleos de Segurança do Paciente nos territórios, na relevância das condições higiênico sanitárias e das boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos.
“Foi um treinamento importantíssimo para a vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância do trabalhador, quanto às boas práticas de higiene com os alimentos agrícolas. O conteúdo apresentado foi muito rico e vai nos ajudar na prática do dia a dia”, frisou a coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Lago dos Rodrigues, Camilly Vitoria de Freitas Ferreira.
A mobilização também será espaço dedicado para a implantação do controle de infecção relacionada à assistência à saúde e cadastro no Notivisa, plataforma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) onde as instituições de saúde e outros órgãos se registram para notificar e monitorar eventos adversos e queixas técnicas de medicamentos e produtos para a saúde.
Além da Regional de Pedreiras, a SES também irá promover a oficina nas URS de Bacabal (4 a 7 de novembro), de Presidente Dutra (11 a 14 de novembro) e de Chapadinha (25 a 28 de novembro).