Notícias
Governo fortalece triagens neonatais e qualificação de profissionais de saúde

Para ampliar o acesso e a qualidade do cuidado aos recém-nascidos maranhenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (17), no auditório do Uniceuma, um workshop sobre triagens neonatais.
O encontro reuniu profissionais de saúde referência em triagens neonatais dos 217 municípios, com o objetivo de promover a qualificação técnica e o fortalecimento das práticas relacionadas às triagens no Maranhão, com foco na ampliação do acesso, na melhoria da qualidade do cuidado e na integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária e das maternidades estaduais.
O gerente de Atenção Primária à Saúde, William Vieira, explicou que o Maranhão avança na ampliação das triagens neonatais, incluindo o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha, Teste do Olhinho, Teste do Coraçãozinho e demais exames essenciais para detecção precoce de doenças congênitas, metabólicas e de condições críticas ao nascimento. “Este workshop faz parte da agenda do governador Carlos Brandão, que é municipalista, e vem fortalecer os municípios para melhor desempenharem uma assistência de saúde digna e com qualidade para todos os maranhenses”, destacou.
O encontro foi realizado de forma presencial, com sessões plenárias, mesas temáticas, exibição de vídeo institucional, minicursos simultâneos e entrega de grades de secagem de acrílico personalizadas para todos os 217 municípios, além de orientações operacionais. As grades de secagem são instrumentos que garantem uma coleta de qualidade.
Para Dayse de Araújo Silva, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Governador Luiz Rocha, o encontro abordou temas relevantes para o seu trabalho. “Realizamos atendimento de gestantes todos os dias e, muitas vezes, precisamos encaminhá-las para outro município porque não temos maternidade. Agora temos mais conhecimento para orientá-las”, disse a enfermeira.
Sgundo Rosilene Cutrim Froz, coordenadora do Serviço de Referência das Triagens Neonatais Biológicas da Apae de São Luís, o workshop foi muito produtivo e esclareceu várias dúvidas sobre as triagens neonatais no estado. “É um momento importante porque estamos aprendendo mais sobre o assunto”, contou.