Notícias
Governo entrega mais de 600 óculos pelo Programa Cuidar dos Olhos em Urbano Santos e Belágua

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fez a entrega, nesta terça-feira (2), de 662 óculos de grau a beneficiários do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos nos municípios de Urbano Santos e Belágua. A mobilização reforça a política estadual de oferecer mais qualidade de vida à população com acesso facilitado a serviços oftalmológicos de forma gratuita e descentralizada.
O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou das entregas nos dois municípios representando o governador Carlos Brandão.
“Desde o primeiro dia em que assumi a secretaria, o pedido do governador Carlos Brandão foi de estabelecer diálogo com os municípios para entender o que o povo está precisando, e é isso que eu tenho feito incansavelmente. Agradeço ao secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, que tem nos ajudado a fazer o Programa Cuidar dos Olhos por todo o Maranhão, permitindo batermos recordes de cirurgia de catarata e de pterígio, além da entrega de óculos”, disse Orleans.
Dos 662 óculos de grau novos entregues, 403 foram para moradores de Urbano Santos e 259 para residentes em Belágua.
Acompanhando a agenda, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da estratégia de governo. “Em qualquer ótica, esses óculos custam pelo menos mil reais. Por isso, o governador Carlos Brandão decidiu, através do Programa Cuidar dos Olhos, de forma gratuita, devolver a dignidade da visão, e, sobretudo, cumprir o que foi dito desde o começo, em que uma agenda municipalista se faz escutando e dialogando. Assim que construímos as fontes para o futuro”, disse o secretário Tiago Fernandes.
Luiz Morais Silva, 57 anos, foi um dos moradores de Belágua beneficiados pelo Cuidar dos Olhos. “Estou achando muito gratificante isso porque eu não tinha condição de comprar. Sou grato por essa oportunidade, não só para mim, como para muitas pessoas. Agora eu vou poder reconhecer as pessoas na rua, porque até ontem eu não estava enxergando quase nada e agora eu vejo tudo”, frisou.
Sandra Alves, 50 anos, é de Belágua e expressou sua alegria ao receber os óculos novos. “É gratificante o nosso governador se preocupar com todos. Porque muitas pessoas são humildes, não conseguem enxergar e também não têm condições de comprar óculos. Por isso agradeço a Deus por ele ter a humildade de ajudar as pessoas que mais necessitam”.
Somente neste ano, de janeiro a julho de 2025, o Programa Cuidar dos Olhos registrou 44.182 atendimentos, 21.144 consultas e exames oftalmológicos, a entrega de 17.222 óculos gratuitos e a realização de 5.816 cirurgias, sendo 2.962 de catarata e 2.854 de pterígio.