Notícias
Governo e Ministério da Saúde reforçam cooperação em oficina da Federalização da Rede Nacional de Dados em João Pessoa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da 2ª Oficina sobre os Domínios Institucional e de Governança, evento organizado pelo Ministério da Saúde entre os dias 14 e 16 de outubro, em João Pessoa (PB). As discussões estão associadas à implementação da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) na etapa estadual.
O objetivo desta fase é disseminar a proposta do plano de trabalho da RNDS para cada estado, promovendo a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos e às ferramentas de dados em saúde.
A participação da SES/MA reforça o compromisso da atual gestão com a integração inédita de dados de atendimento na RNDS, para a construção de um panorama real dos dados de atendimento.
“É importante ressaltar que o tratamento dos dados da RNDS tem por finalidade a assistência, a vigilância, a gestão e a pesquisa em saúde e a execução de políticas públicas, assegurando, em especial, a continuidade e a integralidade do cuidado às pessoas usuárias do SUS”, disse Violeta Maria Soares Filgueiras, especialista em saúde da SES e representante do Domínio Institucional na oficina.
Com a RNDS, os cidadãos ganham maior facilidade de acesso ao histórico clínico no aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, os dados unificados estarão disponíveis no SUS Digital Profissional e no SUS Digital Gestor.
“Com a adesão da SES à Rede Nacional de Dados em Saúde, os bancos de dados dos sistemas de informação em saúde do Ministério da Saúde passarão a interoperar dentro dessa rede nacional, facilitando e fortalecendo os níveis de gestão estadual e municipal, e estendendo os benefícios para a população, com acesso ágil aos dados em saúde”, complementou Mayra Nina, superintendente de Saúde Digital da SES.
O coordenador de Inovação de Informática e Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, Josélio Queiroz, destacou a articulação entre o MS e os estados na implementação da RNDS:
“Acreditamos que, com a instituição da SEIDIGI, um dos pilares importantíssimos e essenciais é a Rede Nacional de Dados em Saúde, com a capacidade de harmonizar e padronizar dados, informação, conhecimento e sabedoria. No âmbito do projeto de federalização da RNDS, conjugamos, com todos os estados da federação, discussões colaborativas em vários domínios: institucional, governança, informação e informática, e comunicação. O desenho metodológico é muito rico, com protagonismo dos estados, trabalhando cada domínio em etapas presenciais e também com apoio remoto”, frisou.
“O propósito é melhorar e qualificar ainda mais o SUS com a transformação digital em saúde. A composição de cada estado é fundamental e, no caso do Maranhão, há destaque para a participação, a colaboração e a harmonia com o que o Ministério vem desenvolvendo e com o que o estado já vem implementando. Recebemos com alegria os técnicos do Maranhão para uma discussão muito rica, compartilhada e fortalecida. Certamente, por parte da União e do Estado, o trabalho será intenso para proporcionar à população um SUS melhor”, completou Josélio Queiroz.
Também representaram a SES na oficina: Mayra Nina (Domínio Governança), Renata Martins Melo (supervisora de Informática, Domínio Informação e Informática) e Andréa Cristina Gonçalves da Conceição (jornalista da Assessoria de Comunicação, Domínio Comunicação).
RNDS
A Rede Nacional de Dados em Saúde é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde e conecta sistemas de saúde em todo o país, criando infraestrutura para o compartilhamento seguro e padronizado de dados.
Projeto
O Ministério da Saúde, por meio da SEIDIGI, coordena o projeto com a participação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).