Notícias
Governo do Maranhão reforça vacinação contra HPV em escolas da rede estadual

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quarta-feira (29) uma ação de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no IEMA Bacelar Portela, em São Luís. A iniciativa integra a estratégia de intensificação da imunização em escolas da rede estadual, que segue até 31 de dezembro.
O público-alvo são adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, além de estudantes que não completaram o esquema vacinal. Outras vacinas do calendário nacional também estão sendo ofertadas durante as mobilizações.
Antes da aplicação, técnicos da SES visitam as escolas para orientar os alunos e esclarecer dúvidas sobre a importância da prevenção contra o HPV. Após esse momento de escuta, a vacinação é realizada na própria unidade de ensino, em data agendada com a direção escolar.
Segundo a técnica do Departamento de Imunização da SES, Cláudia Paiva, a ação tem garantido maior adesão. “Levar a vacina até as escolas facilita o acesso dos adolescentes e amplia a cobertura vacinal contra o HPV em todo o estado”, afirmou.
A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem alcançado boa receptividade entre os estudantes. O aluno Nicolas Barbosa, de 16 anos, do primeiro ano do Ensino Médio do IEMA Bacelar Portela, destacou a importância da campanha.
“Acho muito bom poder vacinar na escola. Muitas vacinas são pagas, e ter essa oportunidade gratuita é algo muito proveitoso. Vacinar é uma forma de prevenção, uma maneira de se proteger de problemas futuros de saúde. No caso do HPV, é ainda mais importante, porque pode causar câncer e outras doenças graves”, disse.
A estudante Lícia Soeiro, de 15 anos, também aproveitou a mobilização para atualizar o cartão de vacinas. “É muito importante se vacinar para ficar protegido. Se a gente deixar para depois, pode acabar contraindo doenças que seriam evitadas. Trazer a campanha para a escola facilita muito, principalmente para quem tem pais que trabalham e não têm tempo de levar os filhos ao posto”, afirmou.
As ações de escuta e imunização já ocorreram em unidades da rede estadual, como o IEMA Pleno Professor Mário Martins Meirelles, o IEMA Itaqui-Bacanga, o Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel e o IEMA São José de Ribamar. Outras escolas receberão as equipes de vacinação nas próximas semanas.
O principal público-alvo da vacina contra o HPV são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo e está associado ao desenvolvimento de verrugas genitais e de vários tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
