Notícias
Governo do Maranhão recebe Ministério da Saúde para debater ampliação do atendimento especializado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em São Luís, nesta quarta-feira (22), representantes do Ministério da Saúde (MS) para tratar da implantação do programa federal “Agora Tem Especialistas”. O encontro, realizado no auditório da SES, reuniu técnicos da rede estadual, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus).
De acordo com a subsecretária de saúde, Liliane Neves, a parceria entre o Estado, municípios e o Ministério fortalece o acesso da população à saúde especializada.
“Estamos juntos iniciando uma nova fase para a rede estadual. O programa vem somar aos mutirões e às demais ações que o Governo do Maranhão já realiza, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera por atendimento especializado e quem mais se beneficia é a população”, ressaltou Liliane.
Durante o encontro, os representantes do Ministério apresentaram as estratégias de implantação e os componentes do programa, que envolvem consultas, exames e procedimentos realizados por meio de parcerias entre estados, municípios e unidades privadas contratualizadas.
A programação também incluiu as etapas de adesão ao componente financeiro do programa, que prevê a contratação de serviços de unidades públicas e privadas para acelerar a oferta de procedimentos.
O assessor do MS, Adalberto Fulgêncio, destacou que o governo federal propõe um novo modelo de cuidado contínuo. “A ideia é oferecer um cuidado integrado. Em ginecologia, por exemplo, a mulher realiza consulta, exames de imagem e já sai com o diagnóstico completo, garantindo encaminhamento imediato para a linha de cuidado adequada. Essa lógica de integração é um avanço que nem mesmo os planos privados oferecem”, afirmou Adalberto.
A gestão estadual atua na coordenação das ações e na articulação com os municípios para organizar as filas de espera e encaminhar as pessoas às unidades credenciadas. Segundo a gestora de Regulação, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde, Marina Sousa, o Maranhão já se prepara para a implantação do programa com a chegada de novos profissionais e a utilização da capacidade instalada da rede estadual.
“Estamos recebendo médicos que atuarão em diversas regiões, garantindo mais consultas, exames e procedimentos diagnósticos. A parceria é fundamental para que possamos reduzir ainda mais filas e ampliar o acesso à saúde especializada em todo o estado”, afirmou Marina Sousa.
De iniciativa do MS, o principal objetivo do programa é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando seis áreas de maior demanda no país: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
A programação segue até esta quinta-feira (23) com visitas técnicas ao Telessaúde, ao Hospital Maranhense e a unidades de saúde da capital. No encerramento, será realizada uma reunião entre SES, Semus, Cosems e o grupo condutor para definir os próximos passos da implementação do programa no Maranhão.