Notícias
Governo do Maranhão realiza abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo em Raposa

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Raposa, deu início nesta quinta-feira (4) à Campanha Setembro Amarelo 2025, na Academia da Saúde, em Raposa. Para este ano a mobilização traz o tema “Contar a sua história é também cuidar da vida”. O objetivo é reforçar a importância do partilhar como estratégia de promoção da saúde mental.
“Quando falamos em saúde mental é comum destacar os serviços de referência, mas, em nossa gestão, busca-se fortalecer o protagonismo dos municípios, que é onde a Atenção Primária acontece e realiza o primeiro acolhimento a quem enfrenta sofrimento psicológico ou emocional. Defender a bandeira da saúde mental é também valorizar a vida e ampliar os caminhos de acesso ao cuidado”, disse o superintendente da Atenção Primária da SES, Willian Vieira.
A Campanha Setembro Amarelo é desenvolvida pelo Departamento de Saúde Mental da SES em conjunto com as secretarias de saúde dos 217 municípios maranhenses. A mobilização tem como objetivo principal a prevenção do adoecimento mental e emocional, que pode levar à automutilação e ao suicídio. Para além da intensificação das ações durante os 30 dias do mês, a iniciativa busca fomentar a cultura do cuidado e do autocuidado psicoemocional individual e coletivo.
Géssica Rodrigues, 34 anos, é paciente do Centro de Atenção Psicossocial de Raposa (CAPS I) e participou da cerimônia cantando. “Antes de cantar busquei me encorajar. Me lembrei que toda a minha família é da música e pensei: ‘Por que eu não posso cantar também?’. Às vezes, no começo, eu fico assustada pelo público, mas depois vou me soltando. Saúde mental, para mim, significa o meu bem-estar, minha paz interior, minha empatia, significa tudo. É ser uma pessoa mais equilibrada, forte, no coração e na cabeça”, compartilhou.
O público presente teve acesso à aula de ginástica laboral, testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de aferição de glicemia e pressão arterial. Também foram ofertadas doses do calendário vacinal, contemplando os públicos adulto e pediátrico, sessões de massagem com ventosa, liberação muscular e consultas com médico clínico.
“Essa é uma agenda importante para a saúde das pessoas que precisam desse cuidado. Quero agradecer o empenho da nossa secretaria e de toda a equipe do estado, que sempre tem colaborado conosco, nos ajudando e auxiliando no que é necessário. A Raposa tem sido um braço do estado, dando a sua contribuição para que, juntos, façamos o melhor para as pessoas”, comentou o prefeito de Raposa, Eudes Barros.
Rede de saúde mental
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são os serviços de referência para o atendimento em saúde mental. No Maranhão eles estão localizados em 89 municípios maranhenses, somando mais de 100 unidades existentes. Esse tipo de equipamento do SUS pode ser de gestão estadual ou municipal e atende por demanda espontânea, ajudando na reabilitação psicossocial ou na desintoxicação pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.
A Rede Estadual de Saúde Mental é composta por oito serviços: Centro de Atenção Psicossocial Dr. Bacelar Viana (CAPS III); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual); Unidade de Acolhimento Adulto (UAA); Hospital Nina Rodrigues (HNR); e três Residências Terapêuticas (Dra. Amarilis Toledo, José Raimundo Brandão e Jardim das Flores).