Notícias
Governo do Maranhão promoverá mais de 10 mil atendimentos de saúde em mutirões neste fim de semana

Neste fim de semana, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover cerca de 10,6 mil atendimentos dos programas Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos e Cirurgias – Aqui a fila anda em mutirões para a população maranhense.
As ações que tiveram início na quinta-feira (21), acontecem até domingo (23) e passarão pelos municípios de Conceição do Lago Aço, Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá, Vitorino Freire, Governador Luís Rocha, Jenipapo dos Vieiras, Raposa, São Luís (Vila Embratel), Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes, Governador Edison Lobão/Ribeirãozinho e Grajaú.
Em Grajaú, 150 cirurgias ortopédicas serão realizadas em unidade da rede municipal de saúde. Nos demais municípios as ações incluem consultas oftalmológicas, prescrição de óculos e encaminhamento para cirurgia e entrega de óculos para as pessoas que já passaram pelo mutirão.
“Essas ações têm feito a diferença na vida de muita gente! Pessoas que antes tinham dificuldade de acesso à saúde visual, agora têm mais qualidade de vida depois do Cuidar dos Olhos. E quem aguarda por uma cirurgia pode ter a certeza de que a fila tem andado mais rápido com mutirões por todo o estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Região Metropolitana
No município de Raposa serão 1.500 atendimentos com consultas oftalmológicas, triagem para procedimento vascular de varizes por espuma, encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio e consultas ginecológicas e com clínico geral.
Em São Luís, no bairro Vila Embratel, serão 500 atendimentos, sendo 300 atendimentos oftalmológicos com encaminhamento para consultas e 200 de triagem para procedimento vascular de varizes com espuma.
Governador Edison Lobão
Em Governador Edison Lobão/Ribeirãozinho, no domingo (24), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizará a entrega de 600 óculos, resultado do atendimento realizado no município no final do mês de junho.