Notícias
Governo do Maranhão promove Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu neste sábado (18) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, com ação realizada no Shopping da Ilha, em São Luís. A escolha do local, um espaço público de grande circulação, teve o objetivo de ampliar o alcance e incentivar mais famílias a atualizarem as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes.
A mobilização também ocorreu em unidades da rede estadual de saúde, como as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, e os hospitais Vila Luizão, Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa. Ao todo, foram aplicadas cerca de mil doses de vacinas.
O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Entre os imunizantes ofertados estão a pneumo 10, varicela, hepatite A, DTP, tetra viral e tríplice viral.
Segundo a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a campanha busca garantir a proteção e prevenir o retorno de doenças já controladas. “Nosso foco é garantir a proteção de crianças e adolescentes e evitar que doenças como o sarampo voltem a circular. Estamos intensificando também a vacinação contra o sarampo, que é voltada para pessoas de 6 meses a 59 anos, e contra o HPV, direcionada a jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose”, destacou Halice.
Iniciada no dia 6 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação segue até o fim do mês com ações em todo o estado. A meta é alcançar entre 90% e 95% de cobertura vacinal. As estratégias incluem o microplanejamento das ações, mobilização social e combate à hesitação vacinal, com foco em manter o Maranhão livre de doenças como sarampo e poliomielite.
A professora Evellyn Anny Brusaca, mãe de Eva, de um ano e três meses, destacou a praticidade da ação. “Durante a semana fica difícil, porque trabalhamos os dois. O shopping é um ambiente seguro, climatizado e confortável. Dá pra vacinar com mais tranquilidade”, disse.
Já Natália da Silva, mãe de Samuel, de três meses, reforçou a importância da vacinação. “Acredito totalmente nas vacinas. O Samuel está com todas em dia, e o que não tem no público, a gente faz no particular. É uma segurança para ele e para todos”, afirmou.