Notícias
Governo do Maranhão entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos na Raposa

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou no sábado (8), mais uma etapa do programa Cuidar dos Olhos, com a entrega de 410 óculos a moradores do município de Raposa. A ação aconteceu na Escola José França de Sousa e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O programa, criado para garantir atendimento oftalmológico gratuito à população maranhense, já superou a marca de 380 mil atendimentos desde o início de sua execução, com a oferta de consultas, cirurgias de catarata e pterígio, além da entrega de óculos corretivos em diversas regiões do estado.
Durante a entrega, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o programa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em ampliar o acesso aos serviços especializados e descentralizar o atendimento oftalmológico. “O Cuidar dos Olhos tem transformado a vida de muitos maranhenses, levando consultas, cirurgias e óculos gratuitos para quem mais precisa. É uma ação que garante mais dignidade e qualidade de vida às pessoas, em todas as regiões do estado”, afirmou.
Com ações itinerantes, o Cuidar dos Olhos tem promovido a descentralização da assistência à saúde ocular, chegando a municípios de todas as macrorregionais.
O programa integra o conjunto de políticas públicas da SES voltadas para o cuidado integral, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de problemas visuais, beneficiando pessoas como a Katiane e o Anderson Gabriel.
A pescadora Katiane Costa agradeceu a ação. “Eu quero agradecer por estar ganhando esses óculos, que foi um presente maravilhoso e só tenho a agradecer”.
“A gente sabe que óculos é muito caro. Tanto a consulta como os óculos. E aí a gente conseguiu gratuitamente com esse programa. É um programa que veio para ajudar o povo”, completou Anderson Gabriel, jogador de basquete aposentado.
A iniciativa faz parte do eixo de ampliação do acesso a serviços especializados da rede estadual de saúde, fortalecendo a regionalização e aproximando a assistência das comunidades.