Notícias
Governo do Maranhão amplia oferta de cirurgias e exames pelo programa “Cirurgias – Aqui a fila anda”

Em continuidade às ações do programa “Cirurgias – Aqui a fila anda”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá início a uma nova etapa de mutirões de cirurgias e exames no Maranhão. Entre os meses de agosto e setembro, serão realizadas 205 cirurgias e 39 exames para crianças com doenças intestinais inflamatórias, fortalecendo o acesso da população aos procedimentos especializados.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a ação reforça o compromisso da gestão em acelerar os atendimentos e garantir resolutividade à população.
“Com o programa ‘Cirurgias – Aqui a fila anda’, estamos garantindo que milhares de maranhenses tenham acesso a cirurgias e exames que muitas vezes esperaram por muito tempo. Nosso esforço é ampliar a rede de assistência em todas as regiões do estado, descentralizando os serviços e oferecendo mais qualidade de vida para a população”, destacou o secretário.
O programa “Cirurgias – Aqui a fila anda” integra a estratégia da SES de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população a procedimentos especializados, fortalecendo a resolutividade da rede pública de saúde no Maranhão.
Nesta fase, o programa contempla diferentes regiões do estado. Em São Luís, o Hospital Dr. Juvêncio Mattos será referência no mutirão de exames de colonoscopia para crianças com doenças intestinais inflamatórias. Serão 39 procedimentos ao todo, beneficiando 24 pacientes.Já em Balsas, será realizado o mutirão de cirurgias ortopédicas, nos dias 25 e 29 de agosto. Cerca de 50 pacientes passarão pelo procedimento de artroscopia de joelhos, ampliando as possibilidades de tratamento para a população da região.
Já no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, será realizado o mutirão de cirurgias urológicas. Ao todo, 50 pacientes serão contemplados. Na Região Tocantina, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, realizará 105 cirurgias nas especialidades de urologia, ginecologia e cirurgia geral.